Topo

Blog do Brasilianismo

Em editorial, o 'Guardian' critica combate a violência focado só em punição

Daniel Buarque

15/08/2018 06h41

Em um editorial sobre a escalada da violência e o recorde de homicídios registrados no Brasil, o jornal inglês "The Guardian" diz que a abordagem do combate à criminalidade com políticas duras (com mais polícia, mais prisões e mais armas) focadas apenas na punição tem se provado um "fracasso muito caro".

"Especialistas alegam que respostas militarizadas estão associadas com o aumento de abusos de direitos em vez da queda nos homicídios", diz, depois de citar os dados "assustadores" sobre mortes no Brasil e os custos econômicos e sociais dos altos índices de violência.

Leia também: Recorde de homicídios consolida marca do Brasil como um país da violência

Em uma crítica às propostas de segurança do candidato a presidente Jair Bolsonaro e à política militarista do governo de Michel Temer, que podem "ameaçar a democracia", a publicação defende que a melhor forma de lutar a violência é com o uso de inteligência policial.

O "Guardian" cita ações de segurança bem-sucedidas em cidades como Bogotá e Cali (na Colômbia), bem como uma declaração da Organização Mundial da Saúde que diz que "a violência pode ser prevenida".

Além de criticar os problemas de segurança no Brasil e em outros países latinos, o jornal inglês também defende que o próprio Reino Unido aprenda com o debate internacional sobre violência e a abordagem dela como um problema de saúde pública.

"Qualquer solução de longo prazo precisa analisar o quadro mais amplo. A desigualdade e o desemprego entre jovens estão altamente relacionados com a violência", diz o jornal.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo