Topo

Blog do Brasilianismo

Prisão não destruiu força política de Lula, segundo especialista da França

Daniel Buarque

09/08/2018 12h19

O apoio de Luiz Inácio Lula da Silva à candidatura de Fernando Haddad à Presidência, caso o ex-presidente seja proibido de continuar candidato, pode ser suficiente para impulsionar o substituto ao segundo turno da eleição.

A avaliação é do especialista Gaspard Estrada, diretor executivo do Observatório Político da América Latina e do Caribe da universidade francesa Sciences-Po. Em entrevista ao jornal francês "Le Figaro", Estrada alegou que o ex-presidente Lula ainda tem muita força.

"Não se deve esquecer que, apesar de sua prisão, Lula mantém considerável capital político. Ele está muito à frente de todos nas pesquisas, em torno de 30%. Achavam que a prisão iria destruí-lo, não foi o que aconteceu", disse.

Segundo Estrada, apesar de Haddad ainda não ter muita força política, o apoio de Lula pode levar sua votação a algo em torno de 20% dos votos, o que pode ser o suficiente para ir ao segundo turno.

O especialista disse ser pouco provável que Lula possa ser candidato, mas diz que ainda não há uma definição sobre como a Justiça vai se posicionar a este respeito. Segundo ele, entretanto, é possível considerar que a alta velocidade em que a acusação contra Lula foi julgada indica interesses políticos em sua condenação.

"Tudo aconteceu como se quisessem condená-lo o mais rápido possível para que a lei funcione. Parece que existe neste caso uma vontade política dos juízes para atuar no processo eleitoral e impedir que Lula seja candidato".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo