Topo

Blog do Brasilianismo

Para analista, Trump deve monitorar risco do Brasil para a economia global

Daniel Buarque

08/08/2018 07h17

A situação política e econômica do Brasil precisa ser acompanhada detalhadamente pelo governo de Donald Trump e pelo Banco Central norte-americano na hora de formular as políticas monetárias e de comércio exterior dos EUA, defendeu o analista de economia global Desmond Lachman.

Especialista em macroeconomia global, Lachman atuou como vice-diretor no departamento de políticas de desenvolvimento do FMI, e avalia que a incerteza política às vésperas da eleição no Brasil gera preocupações por conta da dívida pública do país.

"Os políticos dos EUA de forma geral e especificamente o Federal Reserve devem prestar muita atenção ao alerta do FMI sobre a situação lamentável das finanças públicas brasileiras", diz Lachman, em um artigo publicado no site "The Hill", portal de notícias de política de Washington, DC. "Uma crise da dívida brasileira tem o potencial de causar ondas reais no sistema financeiro global", complementa.

Depois que o FMI alertou para a necessidade de reformas para organizar as finanças brasileiras, os candidatos à Presidência precisam se posicionar de forma responsável em relação aos gastos públicos, diz. Segundo ele, entretanto, isso é pouco provável, dada a ascensão do populismo no país após a série de escândalos de corrupção nos últimos anos.

O risco gerado pela economia brasileira, segundo ele, é ainda maior por conta de outras crises que afetam a estabilidade financeira internacional, especialmente na Argentina e na Turquia.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que Lachman publica artigos analisando de forma crítica a situação do Brasil. Em julho, ele já havia feito um alerta de que o Brasil precisava urgentemente de reformas, e que ignorar o alerta do FMI afetaria a economia global.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo