Topo

Blog do Brasilianismo

Para 'Economist', distorções da economia brasileira ajudam bancos a lucrar

Daniel Buarque

02/08/2018 15h37

Uma das principais publicações voltadas para o mercado financeiro em todo o mundo criticou em sua edição mais recente a forma como os bancos funcionam no Brasil. Qualquer seja a situação da economia brasileira, diz a revista The Economist", os bancos conseguem lucrar.

Mesmo durante a pior recessão da história do país, explica a revista, Itaú e Bradesco tiveram lucro acima de 15%, bem acima da lucratividade de um dígito registrada por bancos europeus, diz.

"A resiliência dos bancos brasileiros revela muito sobre a forma como a economia funciona", diz. Segundo a "Economist", o mercado financeiro é marcado por distorções que levam a esta situação.

Apesar do tom crítico, que pode soar estranho vindo de uma publicação que defende o mercado, a revista avalia que essas distorções já foram percebidas, e começam a ser corrigidas, ainda que lentamente.

"Forças do mercado e ações do governo estão fazendo com que a competição entre bancos cresça", diz, apontando a entrada de novas opções, muitas delas ligadas a tecnologia, para a população.

Para fazer com que o crescimento da economia retorne, entretanto, vai ser preciso fazer mais, defende. "Se o próximo presidente levar a sério a ideia de manter as finanças públicas do país sob controle, e as taxas de juros de longo prazo caírem, o investimento e o crescimento enfim vão retornar", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo