Topo

Blog do Brasilianismo

Entre Bolsonaro e o PT, democracia brasileira é quem perde, diz 'Economist'

Daniel Buarque

19/07/2018 14h39

A edição mais recente da revista "The Economist" traz uma reportagem que se debruça sobre a polêmica jurídica em torno da prisão ou soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em uma análise que soa como crítica tanto a campanha do PT, a Jair Bolsonaro e à politização da Justiça do país, a revista indica que quem mais está perdendo no processo são as "frágeis instituições da democracia do Brasil".

Segundo a revista, até a confusão jurídica gerada pela decisão sobre soltar Lula ou não, as chances de candidatura do ex-presidente estavam se reduzindo.

A polêmica acabou reforçando a campanha do PT e criando uma preocupação crescente "de que o Judiciário está se tornando outro fórum de política partidária", diz.

"Mesmo que Lula não seja candidato, o PT está contando com esses argumentos para reforçar seu apoio. Se um número suficiente de eleitores acreditar que Lula foi injustiçado, é mais provável que eles apoiem com quem quer que ele indique. Em uma disputa entre o autoritário Bolsonaro e um candidato do PT sustentado pela indignação com os esforços anticorrupção, as frágeis instituições democráticas do Brasil seriam o único perdedor."

O comentário da revista ecoa em parte as análises do colunista Mac Margolis, da agência de economia Bloomberg e de Kenneth Rapoza, da revista "Forbes". As três análises podem ser interpretadas como um alinhamento do posicionamento do mercado internacional a respeito do que vem acontecendo na política do país, visto que se tratam de três das principais publicações de fora do país voltadas a investidores estrangeiros.

Em análise recente, Margolis argumentou que a democracia brasileira, a confiança da sociedade nas instituições políticas e mesmo o crescimento econômico do país estão sendo afetados por uma "incontinência jurídica". Segundo ele, a inconsistência das decisões da Justiça brasileira faz com que o processo democrático esteja refém de incertezas.

O repórter da "Forbes", por outro lado, direcionou a crítica à campanha pela liberdade de Lula. Segundo ele, "Lula não é um preso político", e a campanha para convencer observadores externos de que Lula é perseguido politicamente vai continuar até a eleição e vai ter um impacto negativo para a reputação das instituições brasileiras.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo