Topo

Blog do Brasilianismo

'Incontinência jurídica' afeta confiança política no Brasil, diz colunista

Daniel Buarque

16/07/2018 11h11

A democracia brasileira, a confiança da sociedade nas instituições políticas e mesmo o crescimento econômico do país estão sendo afetados por uma "incontinência jurídica", segundo o colunista Mac Margolis, da agência de economia Bloomberg. A inconsistência das decisões da Justiça brasileira, ele explica, faz com que o processo democrático esteja refém de incertezas.

Em seu artigo mais recente na página de opinião da Bloomberg na internet, Margolis analisa a disputa em torno da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o quanto ela representa problemas de todo o sistema Judiciário "hiperativo" do país. Para ele, os avanços em processos contra a corrupção, incluindo o de Lula, poderiam ser um exemplo que que as coisas vão bem no país, mas há muitos problemas sistêmicos que impedem o bom funcionamento dele.

"De perto, entretanto, a imagem não é tão positiva. Mesmo com todo o zelo processual de casos importantes, a maior democracia da região parece cada vez mais um modelo de incontinência jurídica. Com mais de um milhão de advogados, o Brasil é uma terra de vingadores de beca", avalia.

Segundo Margolis, o sistema é inconsistente, permite que casos encerrados sejam retomados, o que gera incerteza na política –especialmente quando o caso envolve o candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto para presidente.

Margolis cita ainda os longos prazos que a Justiça leva para tomar decisões e o conjunto crescente de leis, que atrapalham ainda mais o funcionamento do sistema. Segundo ele, os problemas de operação reduzem o potencial de crescimento e a confiança nas instituições brasileiras, o que dificulta a ascensão do país no cenário global.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo