Topo

Blog do Brasilianismo

Discussão sobre Lula reforça imagem de caos político às vésperas da eleição

Daniel Buarque

09/07/2018 10h39

A confusão jurídica em torno da decisão de soltar ou não o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vista do exterior como um exemplo do caos político que tem tomado conta do Brasil, e que não termina. Desde o início do ano, o foco da maior parte das análises internacionais sobre o Brasil apontam a eleição como a questão mais importante, e tem sido comum a percepção de que o processo até lá está marcado por grandes incertezas.

Encerrada a participação brasileira na Copa do Mundo, a política volta a ser o centro das atenções quando se fala sobre o país no exterior. As reviravoltas nas decisões ao longo do domingo chegaram a ser comparadas a uma novela. Por mais que as principais reportagens sobre o caso até aqui tenham sido mais descritivas do que analíticas, ficaram no ar muitas dúvidas sobre todo o processo e o que isso significa para o futuro.

Ainda falando das incertezas do processo eleitoral, a cobertura da imprensa estrangeira ressalta que Lula continua aparecendo como favorito na corrida presidencial, apesar de estar preso –e a ordem para soltar Lula foi tratada como uma possibilidade para o petista ainda concorrer à Presidência, o que torna o cenário ainda mais incerto.

No Twitter, o editor-chefe da revista "Americas Quarterly", Brian Winter, criticou todo o processo jurídico desenvolvido ao longo do domingo, e indicou achar que ainda há chances de Lula ser candidato, reiterando o que defendeu em artigo publicado no início do ano. "Ainda acho que há uma chance de a elite política brasileira encontrar um caminho –auxiliados por um código legal altamente complexo e pelo clamor popular– para Lula ser candidato em outubro", disse.

Independentemente do apoio a um ou outro lado no debate sobre a liberdade ou não de Lula, o caso reforça a impressão de que o país continua mergulhado em uma grave crise política, e que isso não vai ser resolvido até as eleições –pelo contrário, a impressão é de que o caos vai dar o tom da campanha e da eleição.

O "New York Times", por exemplo, tratou o caso como apenas a "reviravolta mais recente" no tumultuado processo eleitoral brasileiro.

Mesmo sem que a imprensa estrangeira tenha analisado de forma mais detalhada a confusão, o caso ganhou repercussão desde o domingo (8). A Radio França Internacional (RFI) e o UOL fizeram apanhados de televisões, jornais e emissoras de rácdio do mundo inteiro que acompanharam os anúncios contraditórios feitos durante o dia, tentando explicar ao público estrangeiro o imbróglio político-judicial brasileiro.

"O Brasil viveu nesse domingo uma verdadeira telenovela", segundo o France24, que se referiu ao processo como "ping-pong judiciário" entre o desembargador que assinou o alvará de soltura de Lula, o juiz Sérgio Moro e o relator da Lava Jato no TRF-4, Gebran Neto.

"Um juiz ordena a liberação enquanto outro bloqueia", diz a RFI sobre o título a revista francesa "Obs", lembrando que o anúncio de Favreto "caiu como uma bomba no Brasil". Já o diário francês Libération fala de "queda de braço jurídica" e o Le Monde evoca um "coup de Théâtre" a menos de três meses da eleição presidencial.

O jornal argentino "Clarín" resumiu as reviravoltas em relação à prisão do ex-presidente como "uma guerra de Juízes". Em sua cobertura sobre o caso, o "Clarín" afirmou que a sequência de medidas tomadas pelos desembargadores colocou todo o sistema jurídico brasileiro à beira do abismo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo