Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil chega à Copa com o melhor time do mundo, diz site de estatísticas

Daniel Buarque

13/06/2018 12h51

Segundo um dos sites de jornalismo baseado em estatísticas mais respeitados do mundo, a seleção brasileira é atualmente o melhor time de futebol e chega à Copa do Mundo da Rússia como favorita ao título.

O resultado do Soccer Power Index, do site FiveThirtyEight, indica que o Brasil superou as dificuldades encontradas desde a derrota para a Alemanha na Copa passada, e chega com força ao campeonato.

O FiveThirtyEight foi fundado por Nate Silver, estatístico que ficou famoso por suas previsões eleitorais nos Estados Unidos. Nos últimos anos, o portal passou a se dedicar também a esportes, e desenvolveu uma metodologia de análise de futebol, que indica o favoritismo brasileiro.

"As eliminatórias da Conmebol são as mais difíceis de todos os torneios classificatórios regionais, e o Brasil passou com pouca dificuldade. A Seleção é a equipe com melhor defesa do mundo por uma margem significativa", diz a avaliação publicada nas vésperas do torneio na Rússia.

A avaliação detalhada do FiveThirtyEight se junta a vários outros modelos de análise que tentam prever o resultado da Copa. O colunista Nelson de Sá, da Folha, compilou algumas dessas análises na edição desta quarta (13):

"Usando '200 mil modelos estatísticos', recorrendo a 'desenvolvimentos recentes' em inteligência artificial para 'extrair dados de características das equipes e dos jogadores', o banco de investimentos Goldman Sachs soltou relatório de 48 páginas com as suas previsões para a Copa. 'Todo esse trabalho para concluir que o Brasil vai vencer e —choque de horror!— a Inglaterra vai perder nas quartas para a Alemanha?', ironizou o inglês Financial Times."

"O que o jornal chama de 'temporada de bobagens' dos mercados financeiros, pré-Copa, começou há três semanas com o banco suíço UBS antecipando vitória alemã. E se espalhou às vésperas da abertura."

"O japonês Nomura arrisca uma final entre França e Espanha, com Brasil em terceiro". (…) "O holandês ING crava Espanha". (…) "O alemão Commerzbank aposta na Alemanha."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo