Topo

Blog do Brasilianismo

Em editorial, 'New York Times' diz que democracia brasileira está em perigo

Daniel Buarque

12/04/2018 16h45

O Brasil entrou em um período tumulto político e de grande incerteza na última semana, com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e agora a democracia do país está em perigo, segundo um editorial do jornal americano "The New York Times".

"Quando uma grande operação contra a corrupção alcança o político mais popular de um país, a justiça é feita, mas a democracia é testada", diz o texto assinado pelos editorialistas do jornal –o que reflete a opinião oficial do veículo, ao contrário de artigos publicados ali que já foram discutidos no Brasil como se fosse a opinião da publicação.

O artigo traça um resumo da Operação Lava Jato e diz que outros países que sofrem com a corrupção observam o exemplo dado pelo Brasil. Ainda assim, avalia os riscos da prisão de Lula para a eleição presidencial deste ano, diz que o Congresso deve tentar limitar o alcance da luta contra a corrupção e que ainda é preciso corrigir falhas no sistema Judiciário.

"Por mais dolorosa e desalentadora que seja a queda de um líder carismático e dinâmico, e por mais esgotados que os brasileiros estejam por conta do caos político dos últimos anos, não é hora de desistir. A história mostra que a luta contra a corrupção leva anos, mas também que os sucessos incrementais mudam as normas", diz.

Segundo o "NYT", a luta contra a corrupção mostra que o Brasil tem as instituições e os meios para enfrentar até mesmo os criminosos mais poderosos.

"Ainda faltam seis meses para as eleições. Eles devem ser gastos em busca de um líder que possa garantir que os avanços contra a corrupção não sejam retrocessos para a democracia."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo