Topo

Blog do Brasilianismo

Para think tank, Bolsonaro tem chance de ser eleito, mas Alckmin é favorito

Daniel Buarque

29/03/2018 06h03

A candidatura do deputado Jair Bolsonaro à Presidência da República se tornou o tema central da mais recente avaliação do think tank Economist Intelligence Unit sobre o Brasil.

Segundo a análise da agência de pesquisa ligada à revista "The Economist", "após anos de crescente polarização entre esquerda e direita, a disputa presidencial está incerta como nunca nesta época de um ano eleitoral, e Bolsonaro tem chances razoáveis de vencer". Ainda assim, a EUI "considera que Geraldo Alckmin vai acabar prevalecendo" na disputa, diz.

A análise do think tank chama Bolsonaro de "político de extrema-direita", "aspirante a Donald Trump" e "astro das redes sociais", mas alega que ele parece ser o único candidato capaz de romper a alternância entre PT e PSDB no poder.

"Bolsonaro apela aos eleitores que estão irritados com uma enxurrada interminável de escândalos de corrupção, insatisfeitos com os altos índices de criminalidade e cansados da tradicional política de patronagem do Brasil", diz o estudo.

A candidatura de Bolsonaro é apresentada como a antítese de Lula, que a EIU considera que não vai poder concorrer à Presidência por conta da condenação por corrupção.

"Ele tem apelo a eleitores jovens e bem-educados com seu discurso socialmente conservador, mas também atrai um grande número de eleitores por meio de sua retórica populista e anti-establishment", diz.

Apesar de reconhecer as chances do candidato da direita, o estudo do think tank considera que o radicalismo de Bolsonaro pode isolar sua posição e dificultar as aspirações políticas dele. Além disso, uma possível vitória dele poderia gerar problemas de governabilidade.

"A maioria de seus colegas o vê como um dissidente, que inspira pouca confiança. (…) uma de suas fraquezas, que ele provavelmente precisará resolver se quiser ter sucesso, é que ele não tem um programa governamental claro e detalhado."

Segundo o EIU, ainda é cedo para fazer qualquer previsão mais clara sobre a eleição no Brasil, e as pesquisas devem ser lidas com cautela. De qualquer forma, o estudo considera que Alckmin tem aparecido como o candidato com maior apoio dos mercados, e que talvez tenha maiores chances de vencer a eleição.

Com sede no Reino Unido, o Economist Intelligence Unit é considerado o segundo melhor think tank privado (com fins lucrativos) do mundo, segundo o ranking desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia.

Este ranking explica que think tanks são organizações de pesquisa de políticas públicas e de análises e engajamento com governos internacionais. Esses institutos desenvolvem estudos, análises e consultorias orientadas para políticas sobre questões domésticas e internacionais, permitindo, assim, que os formuladores de políticas e o público tomem decisões informadas sobre políticas públicas.

Estas instituições muitas vezes atuam como uma ponte entre as comunidades acadêmicas e formuladoras de políticas e entre os estados e a sociedade civil, servindo no interesse público como vozes independentes que traduzem a pesquisa aplicada e básica em uma linguagem que é compreensível e acessível aos políticos e ao público

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo