Topo

Blog do Brasilianismo

Economia puxou melhora da imagem do Brasil na imprensa estrangeira em 2017

Daniel Buarque

26/03/2018 16h34

Gráfico do estudo I See Brazil mostra redução de reportagens com tom negativo sobre o país

O ano de 2017 chegou ao final registrando um dos piores momentos da imagem do Brasil, com rebaixamentos em quase todos os rankings internacionais de reputação de países. Um levantamento recém-divulgado revela, entretanto, que o tom da cobertura da imprensa estrangeira sobre o Brasil começou a melhorar no ano passado, e que a proporção de notícias de teor negativo começou a cair.

"A imagem do Brasil na imprensa internacional apresentou uma leve reação positiva em 2017", diz o relatório do estudo mais recente I See Brazil (IC Brazil), da consultoria de comunicação Imagem Corporativa. O trabalho fala em "ligeira melhora" e indica que a reação da economia após a dura recessão empurra a mudança de percepção externa do país.

Leia também: Por que a mídia internacional chama atenção no Brasil e por que ela importa

O estudo das menções ao Brasil em jornais estrangeiros ao longo de 2017 indica que 77% das notícias sobre o país tinham tom negativo. Apesar de ainda serem mais de três quartos dos textos publicados em alguns dos principais jornais do mundo, é uma melhora em comparação com os 81% de cobertura negativa registrados no ano anterior.

Avaliação da imagem do Brasil na imprensa estrangeira no segundo semestre de 2017

A avaliação foi realizada com base na análise de 13 publicações internacionais. O levantamento registrou 1.608 notícias sobre o país ao longo do ano.

Segundo o estudo, a mudança no tom se deu acompanhada de uma mudança dos temas brasileiros que apareceram nos jornais internacionais. Enquanto a política dominou o noticiário estrangeiro sobre o Brasil em 2016 (ano do impeachment de Dilma Rousseff), a economia em recuperação ampliou sua participação na cobertura internacional (que ainda assim continua dando muita atenção à política do país).

"Em 2016, a maior parte das matérias referia-se à política (47,4%), seguida da economia (29,3%) e de temas socioambientais (23,3%). No ano passado, os temas políticos baixaram sua participação na cobertura sobre o país para 42,8%, enquanto a economia subiu para 41% dos temas noticiados e os assuntos socioambientais baixaram para 16,2% do total."

A melhora do tom da cobertura também apareceu especialmente no segundo semestre, quando a proporção de notícias com tom positivo chegou a atingir 32,6%, o melhor nível em três anos. No primeiro semestre, a avaliação ainda era de que 80% das notícias sobre o Brasil no resto do mundo tinham tom negativo.

"Os sinais de recuperação econômica apresentados no primeiro semestre de 2017 ficaram mais fortes na segunda metade do ano e isso refletiu em um aumento da cobertura positiva do Brasil. Com o retorno dos IPOs, como os de BR Distribuidora, Azul e Carrefour, e o crescimento das operações de fusões e aquisições (como a aquisição da Vigor pela empresa mexicana de laticínios Lala), a imprensa estrangeira começa a ser mais otimista em relação à retomada econômica do Brasil", diz o relatório.

O I See Brazil é produzido com a finalidade de mostrar como está a imagem do Brasil em outros países, reunindo e analisando referências à política, à economia e aos assuntos socioambientais e diferentes aspectos ligados a esses três pilares.

O estudo avalia o que sai sobre o Brasil em 13 publicações internacionais: o italiano "Corriere Della Sera", a revista alemã "Der Spiegel", o indiano "Economic Times of India", o jornal espanhol "El País", o jornal de economia "Financial Times", o argentino "La Nación", o francês "Le Monde", o chinês "South China Morning Post", a revista britânica "The Economist", o japonês "Japan Times", os americanos "The New York Times" e "The Wall Street Journal" e o canadense "The Toronto Star". Além disso, analisa relatórios de agências de risco e economia e comentários de especialistas estrangeiros.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo