Topo

Blog do Brasilianismo

'FT' publica série especial sobre São Paulo, 'exemplo de potencial do país'

Daniel Buarque

13/03/2018 06h54

Série especial do "Financial Times" sobre São Paulo

São Paulo, "a mais global das cidades brasileiras" é tema de uma série especial de reportagens publicadas pelo jornal de economia "Financial Times", que diz que a capital paulista pode ser pensada como um exemplo do potencial do que o Brasil pode alcançar.

Com uma página exclusiva no site da publicação, a série reúne sete textos que tratam da realidade política, social e econômica da maior metrópole do país. São Paulo, diz o "FT", tem uma personalidade que deve tanto a suas raízes históricas quanto a seu perfil de negócios cosmopolita."

O primeiro dos textos trata da atuação do prefeito da cidade, João Doria. Doria é apresentado como um político workaholic e controverso, ao mesmo tempo admirado e criticado pela população.

A reportagem começa comparando o prefeito ao presidente francês, Emmanuel Macron, mas segue para dizer que sua atuação também é comparada à de Donald Trump e à do italiano Silvio Berlusconi, enquanto o próprio político diz se espelhar no americano Michal Bloomberg.

Apesar do foco em Doria, o texto ainda trata um pouco do governador Geraldo Alckmin, que é apresentado como candidato a presidente. Ele "pode estar a caminho de se tornar o candidato com mais credibilidade", diz o "FT".

Uma outra reportagem da série especial sobre São Paulo apresenta um grupo de investidores jovens da cidade que está se voltando a alternativas digitais de mercado. Chamados de "anarquistas-capitalistas", eles estão levando adiante o crescimento dos investimentos em moedas virtuais, como o bitcoin, segundo o jornal.

Ainda falando sobre tecnologia, o "FT" trata do que chama de "efeito Uber" na cidade. Segundo o jornal, o uso de tecnologia em aplicativos de transporte está aumentando a mobilidade em São Paulo.

"Mais viagens de Uber são feitas em um dia em São Paulo do que em Nova York", diz.

A reportagem também trata dos projetos de São Paulo para ampliar o uso da bicicleta como meio de transporte. "Um plano ambicioso do ex-prefeito Fernando Haddad está desafiando modos tradicionais de transporte", diz.

Em abordagens sobre aspectos culturais da cidade, o jornal de economia se debruça sobre a revalorização do centro de São Paulo como destino para restaurantes e empresas, "ajudando a varrer décadas de negligência e decadência".

Além disso, uma reportagem trata exclusivamente do apetite gastronômico de São Paulo, com um perfil de gastronomia que tem "um toque brasileiro". E uma outra trata da cena artística da capital paulista.

O sétimo texto da série é um artigo escrito pelo pesquisador brasileiro Marcos Troyjo, codiretor do BRICLab na universidade Columbia. O texto trata da excepcionalidade de São Paulo no contexto brasileiro e diz que as conquistas da cidade servem como exemplo do potencial de todo o país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo