Topo

Blog do Brasilianismo

Política dá tom mais sério à 'terapia' da festa símbolo do Brasil no mundo

Daniel Buarque

15/02/2018 08h28

Temas políticos dão imagem mais séria à festa-símbolo do Brasil no mundo

Um dos maiores símbolos do Brasil no resto do mundo, o carnaval reforçou aos olhos estrangeiros em 2018 o quanto a política está afetando a vida no país.

Na cobertura internacional feita sobre a festa deste ano, a abordagem sobre temas sérios mudou o tom antes ligado apenas à sensualidade e à fuga da realidade, para criar uma imagem mais séria. Se por um lado o impacto da crise afeta até a maior celebração nacional, por outro também fica evidente que os brasileiros conseguem brincar com tudo, até com suas dificuldades –o que não foge tanto da imagem tradicional do país.

No centro das análises internacionais sobre o carnaval deste ano estão as escolas de samba do Rio de Janeiro e suas críticas à corrupção e ao governo de Michel Temer. Quase todos os grandes veículos da imprensa internacional destacaram os desfiles da Beija Flor e da Paraíso do Tuiuti. Por todo o mundo, a imagem do "presidente Michel Temer como Drácula" ajudou a reforçar o tom político dado à festa.

"O carnaval do Rio reencontra sua verve política", disse o título de uma reportagem do jornal francês "Le Monde". "Desfile de escolas de samba retratam o Brasil problemático como 'monstro"', publicou o britânico "The Guardian". Rio faz "carnaval contra o establishment", reforçou o alemão "RP".

Temas políticos dão imagem mais séria à festa-símbolo do Brasil no mundo

A abordagem mais séria sobre a festa brasileira não ficou só nos desfiles do Rio, entretanto. Antes mesmo do início do carnaval, discussões sobre a luta contra o assédio e a defesa dos direitos das mulheres deram o tom da maior parte da cobertura.

Também foi muito perceptível o quanto foi reduzida no exterior a abordagem estereotipada e sexualizada do carnaval brasileiro. Poucos foram os veículos relevantes da imprensa internacional a explorar as imagens do carnaval de forma clichê em torno da sensualidade das mulheres. Este olhar mais sério e respeitoso a respeito do carnaval no Brasil também diz muito sobre os veículos da imprensa internacional. Em um momento de grande debate global sobre respeito às mulheres, poderia parecer fora do tom explorar apenas a questão da sensualidade do carnaval.

Além de ser uma festa de tom mais político, o carnaval também serviu para dar um alívio aos brasileiros no meio da sua longa crise, segundo uma outra reportagem do "Guardian".

"Mais do que nunca, os brasileiros estão buscando se consolar no carnaval: um feriado hedonista de cinco dias em que eles se fantasiam, bebem, brincam, dançam, seduzem e são seduzidos", explicou o jornal, comparando a festa a uma "terapia". Se a ideia era "esquecer das dificuldades", entretanto, dessa vez a análise serviu mais para encarar muitos desses problemas do país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo