Topo

Blog do Brasilianismo

Luciano Huck se torna o 'candidato dos sonhos' de investidores estrangeiros

Daniel Buarque

16/01/2018 09h21

A possível candidatura do apresentador de TV Luciano Huck à Presidência do Brasil começa a ganhar força, e apoio, fora do país. Huck é, "em alguns sentidos", o "candidato dos sonhos" dos investidores para a Presidência do Brasil, segundo reportagem publicada no site em inglês da agência de economia Bloomberg.

"Ele não apenas tem o tipo de apelo popular que outros candidatos de centro não têm, graças a seu papel como apresentador de TV, como também tem experiência de negócios", diz a reportagem. A agência compara a recente aparição de Huck no Domingão do Faustão com o discurso da apresentadora Oprah no Globo de Ouro, nos EUA. "O Brasil está pronto para sua própria estrela da TV presidente", diz o título da reportagem.

O texto parece uma resposta da Bloomberg a uma preocupação dos mercados financeiros internacionais em relação ao Brasil. Desde o fim do ano passado que a elite financeira se mostra otimista com as chances de um candidato centrista vencer as eleições, mas até agora ninguém sabia exatamente quem cumpriria o papel do "Macron brasileiro" –referência ao presidente francês Emmanuel Macron.

"A imagem de um homem de família empreendedor não apenas contrasta totalmente com os septuagenários que atualmente dominam o governo, como também tem apelo entre muitos eleitores que clamam por uma geração mais jovem de políticos limpos e representativos", diz a Bloomberg.

A agência soa como porta-voz do mercado que presta atenção à política brasileira com interesse. O apoio ao nome de Huck soa ainda como uma resposta ao "cenário de pesadelo" visto por muitos intestidores internacionais em um possível embate entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Jair Bolsonaro.

O risco da candidatura de Huck, segundo a Bloomberg, é que ele pode dividir os votos para candidatos de centro e abrir espaço para candidatos mais radicais, como os próprios Bolsonaro e Lula.

"A especulação em torno da sua candidatura reflete em parte o desespero de muitos brasileiros para encontrar um salvador para colocar a nação de volta nos trilhos depois de anos de escândalos de corrupção e recessão", diz a reportagem.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo