Topo

Blog do Brasilianismo

Para tabloide inglês, o Brasil se resume a férias de uma modelo na praia

Daniel Buarque

14/01/2018 09h24

Para tabloide inglês, o Brasil se resume a férias de uma modelo na praia

A modelo brasileira Alessandra Ambrósio tomou uma piña colada na praia, usando um biquíni de bolinhas. A informação foi publicada, com várias fotos grandes, pelo tabloide britânico "Daily Mail", que vem acompanhando de forma quase diária as férias dela.

O Brasil vai ter uma eleição decisiva em 2018, e os principais veículos de imprensa do mundo estão atentos desde já ao cenário político e econômico do país. Os maiores veículos de jornalismo do mundo, exceto o tabloide, que é um dos portais de imprensa em inglês mais lidos no mundo. Para o "Daily Mail", o Brasil parece se resumir ao cotidiano de Alessandra Ambrósio na praia.

Somente nas duas primeiras semanas de 2018 o jornal já publicou pelo menos 12 matérias sobre as férias da modelo brasileira, sempre reproduzindo várias fotos do Instagram dela. Graças ao "Daily Mail", as menções a Ambrósio aparecem quase todos os dias nas listas de alertas sobre menções ao Brasil na imprensa internacional.

O "Daily Mail" não tem tratado da eleição presidencial no país e ignorou, por exemplo, o rebaixamento da economia brasileira pela agência S&P, na semana passada. A lista de menções ao Brasil no jornal se resume às férias da modelo e a algumas notícias "bizarras", como o homem que corta o cabelo usando fogo ou o vídeo da mulher que destrói uma TV com uma bola de boliche.

Apesar de não ser reconhecido como um veículo de imprensa de referência pelo jornalismo dito sério, abordagem sobre o país no "Daily Mail" é importante por conta do imenso alcance da sua audiência.

Com um jornalismo popular, o tabloide tem um dos sites mais vistos no mundo, então acaba tendo relevância sobre a forma como a imagem do Brasil se forma na cabeça de muitas pessoas –talvez até mais do que a cobertura mais aprofundada e bem feita de jornais como o "Guardian", o "Times" e o "Independent", entre as publicações inglesas.

Ao concentrar as citações ao país em sua associação com a modelo, o "Daily Mail" reforça o estereótipo de sensualidade feminina associado ao Brasil, e reforça também a falta de associações entre o Brasil e temas sérios como política e economia.

Claro que a tática de usar fotos publicadas por modelos no Instagram para atrair leitura não é exclusiva do tabloide britânico, e quase todos os veículos da imprensa internacional fazem isso. O que surpreende é a aparente obsessão do "Daily Mail" com uma única modelo do país. O jornal até mencionou uma outra, Izabel Goulart, em duas publicações do ano, mas o foco dele é mesmo Ambrósio.

Além disso, a surpresa talvez não seja o fato de que a modelo brasileira é tema de "notícias" no jornal inglês, mas a ausência de notícias sobre outros temas –assuntos até mais sérios e relevantes– relacionados ao Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo