Topo

Blog do Brasilianismo

Fragmentação política vai atrapalhar governo de quem for eleito em 2018

Daniel Buarque

11/01/2018 07h42

Fragmentação política vai atrapalhar presidente eleito em 2018, diz agência

A disputa pela Presidência do Brasil ainda nem começou oficialmente, mas, segundo um estudo da agência norte-americana de inteligência e geopolítica Stratfor, o sistema político vai dificultar o trabalho de quem quer que seja eleito em outubro.

"Fragmentação –em vez de polarização– vai ser a palavra mais importante no dia da eleição", diz um artigo publicado pela agência, que trata da situação política do Brasil e da Colômbia.

O excesso de candidatos e de propostas tem grandes chances de levar à eleição de um candidato de fora do sistema político, diz, e ao mesmo tempo vai criar um contexto divisivo, em que vai ser difícil formar coalizões para governar o país.

"A falta de apoio no Congresso não é uma questão simples na América Latina", diz. "Algumas das mais marcantes divisões políticas estão no Brasil, onde regras eleitorais flexíveis permitiram a proliferação de pequenos partidos políticos", explica.

"As consequências do fracasso em garantir apoio no Congresso são claras para quem quiser ver. A presidente brasileira Dilma Rousseff foi retirada do poder como resultado de uma votação de impeachment, enquanto seu sucessor, Michel Temer, evitou ter o mesmo destino."

Com o processo jurídico contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o "deputado populista de direita" Jair Bolsonaro e a "candidata ambiental" Marina Silva aparecem com chances de disputar o segundo turno, avalia. O problema, segundo a Stratfor, é que nenhum dos dois tem força no Congresso, o que tornaria difícil a formação de uma coalizão para governar.

O Brasil vai enfrentar uma "eleição aberta com muitos candidatos com chances de chegar ao poder", diz a análise. Enquanto é difícil indicar quem vai ser eleito, o vencedor vai sofrer para montar uma coalizão capaz de apoiar seu governo.

Esta não é a primeira crítica da Stratfor à dificuldade de se formar um governo no Brasil. Em uma análise publicada em agosto de 2016, após o impeachment de Dilma, dizia que o sistema político fragmentado em dezenas de partidos e a necessidade de formação de coalizões para governar o país são as raízes dos problemas e instabilidades vividos pelo Brasil.

"O problema com um sistema que incorpora tantos partidos políticos é que ele enfraquece o Executivo, caso ele seja incapaz de unir uma coalizão".

A crítica aparece também na análise de outras publicações. Segundo a revista "The Economist", a crise política no Brasil pode em parte ser explicada pela cacofonia de vozes sem ideologia que formam o sistema brasileiro. "O sistema atual incentiva a diversidade política em detrimento da qualidade", dizia, em março do ano passado.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo