Topo

Blog do Brasilianismo

Tabloide inglês faz alerta após tiros de traficantes do Rio no réveillon

Daniel Buarque

05/01/2018 08h15

Tabloide inglês faz alerta após tiros de traficantes do Rio no réveillon

A chamada publicada pelo tabloide inglês "The Sun" não é nada sutil a respeito da imagem internacional de violência no Brasil: "Perigo para britânicos viajando para o Brasil em vídeos que mostram quadrilhas atirando para o alto no ano novo do Rio".

As notícias sobre os disparos de traficantes de favelas cariocas durante o réveillon ganharam destaque nos principais veículos a imprensa brasileira. O caso de uma jornalista baleada no pé teve atenção nacional, bem como a preocupação com aviões. Agora as imagens geram também alertas mesmo fora do Brasil.

"A guerra de quadrilhas no Brasil alcançou um novo patamar, com traficantes sendo vistos atirando armas de grosso calibre para o alto próximo ao aeroporto do Rio", diz o "Sun".

O tabloide destaca as imagens que mostram traficantes atirando e reforçam a preocupação especial com aviões, que poderiam ser atingidos por esses disparos. "A favela do Rio de onde o fuzil foi disparado fica a apenas cerca de 14 quilômetros de um aeroporto internacional", diz.

Tabloide inglês faz alerta após tiros de traficantes do Rio no réveillon

A preocupação do tabloide pode parecer exagerada –como costuma ser a abordagem de jornais populares deste tipo–, mas a atenção internacional dada à violência no Brasil ganha um novo patamar. No final do ano passado, a agência de notícias France Presse publicou uma longa reportagem especial multimídia sobre balas perdidas no Rio.

"O objetivo era contar a história contida nas duas palavras [balas perdidas] –a tragédia de inocentes que são vítimas da violência armada mortal nas infames favelas do Rio", dizia.

No caso do tabloide, a preocupação, segundo a reportagem, é que o Rio "é a cidade brasileira mais visitada e é popular entre turistas britânicos". Com alertas assim, a imagem da cidade, e de todo país, só fazem perder força.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo