Topo

Blog do Brasilianismo

Disputa de terra gerou boato de morte de jornalista inglês no Brasil em 89

Daniel Buarque

03/01/2018 07h18

Disputa por terra gerou boato de morte de jornalista inglês em 1989

A cobertura internacional de uma disputa de terras no Maranhão, no final dos anos 1980, revelou a escalada da violência contra camponeses da região. Em meio a tiroteios, espancamentos, tortura e ameaças para expulsar os moradores da área, surgiu a informação de que um jornalista britânico havia sido assassinado pela polícia local.

Quem conta essa história em uma narrativa fantástica é o colunista George Monbiot, do jornal "The Guardian", em um texto publicado nesta semana. Era ele o jornalista estrangeiro dado por morto no Maranhão. E ele não só sobreviveu, como ajudou a dar visibilidade à briga por terras no estado.

"Mais tarde descobri que uma série crescente de boatos chegou à imprensa nacional. Depois soube que o governador do Estado, após repetidas reclamações de tortura, prisões ilegais e assassinatos, culminando com a suposta morte de um jornalista britânico, havia sido forçado a demitir os policiais locais e devolver a terra roubada aos camponeses. Minha morte não havia sido em vão", relata Monbiot.

O texto foi publicado com um título bem pessoal para Monbiot. "Como uma reportagem sobre uma tomada violenta de terras levou à minha 'morte' no Brasil". Ele serve não apenas como uma história interessante a respeito da atuação de jornalistas estrangeiros no Brasil, mas ajuda a dar uma dimensão sobre problemas históricos que continuam acontecendo no Brasil.

O próprio "Guardian" publica com frequência nos dias de hoje reportagens sobre conflitos por terra no Brasil. Muito do que ocorria nos anos 1980, quando aconteceu o caso relatado por Monbiot, continua acontecendo, e o jornalismo (nacional e estrangeiro) continua sendo importante para mostrar abusos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo