Topo

Blog do Brasilianismo

Jornais argentinos destacam Brasil como país com mais assassinatos no mundo

Daniel Buarque

13/12/2017 16h19

Reportagem do 'Clarín' sobre alta da violência no Brasil

Dois dos principais jornais da Argentina abriram espaço nesta semana para destacar reportagens sobre o aumento da violência no Brasil. Tanto o "Clarín" quanto o "La Nación" publicaram textos a respeito da crescente falta de segurança no país vizinho do país deles.

"Brasil, o país onde mais se mata no mundo", diz o título da reportagem do "Clarín", que compara o total de vítimas de violência no Brasil com a situação de países em guerra, como a Síria e o Iraque.

A comparação também aparece no texto do "La Nación", que ressalta que o Brasil assiste a um aumento do número de assassinatos a cada ano.

O "Clarín" explica que há várias razões para esta escalada da violência no Brasil, como a impunidade e a falta de investigações.

Reportagem do 'La Nación' sobre violência no Brasil

As reportagens ajudam a reforçar ainda mais um dos mais fortes estereótipos da imagem do Brasil no resto do mundo, o da alta violência e insegurança em suas grandes cidades.

Dois pontos interessantes sobre a cobertura que os jornais argentinos fazem a respeito do Brasil podem ser ligados diretamente a análise acadêmicas sobre a imagem internacional do país. Por um lado, há uma reprodução internacional do que a imprensa brasileira aborda. Por outro, há o fato de que o estereótipo da falta de segurança se construiu com base em fatos reais e da insegurança que realmente afera o Brasil.

As reportagens dos dois jornais usam material de agências de notícias e se baseiam em uma análise do jornal brasileiro "O Globo", que informa que de 2001 a 2015 foram registrados mais de 786 mil assassinatos no Brasil.

Isso reitera o que diz o trabalho de Antonio Brasil, professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Segundo um artigo escrito por ele sobre o trabalho de correspondentes estrangeiros no Brasil, o uso de clichês é parte de um processo no qual a imprensa internacional reflete a forma como os próprios brasileiros pensam sobre o país –é o que acontece com a violência, por exemplo.

A avaliação faz parte do artigo "A construção da imagem do Brasil no exterior: um estudo sobre as rotinas profissionais dos correspondentes internacionais", publicado em 2012, na revista Famecos.

É um ponto similar ao do livro "A Imagem do Brasil no Turismo: Construção, Desafios e Vantagem Competitiva", de Rosana Bignami. Segundo ela, o Brasil não pode achar ruim que sua imagem seja relacionada à realidade vivida no país. Enquanto o Brasil vive uma situação de violência real, não adianta reclamar que o alto número de homicídios do país se torne destaque internacional e se associe à imagem do Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo