Topo

Blog do Brasilianismo

Nova carta aberta de Temer é ignorada no resto do mundo

Daniel Buarque

17/10/2017 06h58

Nova carta aberta de Temer é ignorada no resto do mundo

A indignação do presidente Michel Temer em uma carta contra o que chama de "conspiração" para tirá-lo do cargo não encontrou eco internacional. A notícia do protesto do governante foi amplamente ignorada no resto do mundo, praticamente sem nenhuma menção na imprensa estrangeira.

Uma busca por notícias sobre o "protesto" de Temer no texto divulgado na segunda (16) revela a ausência de interesse pela carta no exterior. O único resultado que aparece rapidamente é uma notícia da Agência Brasil, traduzida para o inglês e divulgada no próprio site da EBC.

O que chama a atenção com mais frequência fora do Brasil são os problemas do presidente.

Temer tem sido visto como um presidente temporário, impopular e envolvido em uma série de escândalos de corrupção. Para muitos observadores internacionais, é como se o Brasil estivesse convivendo com ele apenas enquanto espera as eleições de 2018, quando o governo realmente começa a valer novamente.

O mais curioso da busca por notícias sobre a carta do presidente na imprensa internacional é que uma das primeiras respostas é justamente contra Temer.

"Presidente do Brasil é formalmente acusado de conspiração contra investigação sobre corrupção", diz um título do jornal britânico "The Guardian" de maio deste ano.

Apesar de não dar espaço para a carta do presidente, o mundo deve acomapanhar atento novamente a votação contra da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sobre o parecer contrário ao prosseguimento da denúncia contra Temer e seus ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) na quarta-feira (18).

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo