Topo

Blog do Brasilianismo

Prestígio do Brasil no mundo não sofreu impacto da crise, diz ex-chanceler

Daniel Buarque

11/10/2017 09h00

As instabilidades geradas pela crise econômica e pela desordem política no país nos últimos anos não afetaram o prestígio internacional do Brasil, defendeu nesta terça (10) um ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, durante visita a Londres.

Para o diplomata, ao contrário do que mostram os índices que medem a imagem internacional do Brasil, de análises acadêmicas críticas à situação do país e do que disse o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricúpero em entrevista à Folha, o país não está em declínio.

"O prestígio relativo do Brasil não sofreu, é grande, e nossa capacidade de atuação, de iniciativa e de criatividade é enorme", disse.

O ex-chanceler conversou informalmente com pesquisadores do Instituto Brasil do King's College de Londres. O encontro, do qual o autor deste blog Brasilianismo participou, aconteceu minutos antes dele participar de um painel sobre a ascensão e declínio do Brasil no palco global em meio ao que ele chama de mundo multipolar.

Os argumentos sobre a suposta retração do Brasil, segundo ele, ignoram o contexto global. O mundo está atravessando um momento muito difícil, e não se pode analisar o Brasil a partir de um ponto fixo, como se ele não estivesse sujeito a dinâmicas de transformação.

"Em termos relativos, em função do que está acontecendo no mundo, a vantagem comparativa do Brasil aumenta", defendeu.

Segundo o ex-ministro, o Brasil está acordando para a relevância que o país pode mostrar no mundo, mas ainda há controvérsias internas quando o país tenta exercer esta presença no exterior.

O diplomata admitiu, entretanto, que esse reconhecimento existe apenas em setores especializados, nas elites. Entre a população global, argumentou, as pessoas só conhecem futebol, samba, a praia, fotos do Rio, caipirinha, sandália havaiana.

O lado negativo dessa imagem brasileira no exterior, disse, é a visibilidade que tem o que acontece atualmente no Rio de Janeiro, com aumento da violência urbana.

Este post foi alterado no dia 12/10/2017 às 18h26

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo