Topo

Blog do Brasilianismo

Guerra de gangues e cofres vazios geram violência no Rio, diz 'Economist'

Daniel Buarque

06/10/2017 09h58

Guerra de gangues e cofres vazios geram violência no Rio, diz 'Economist'

O Rio de Janeiro enfrenta um momento sombrio na sua vida pós-Olimpíada, diz uma reportagem publicada pela revista "The Economist" em sua edição mais recente.

"Tiroteios nas favelas mataram dezenas de pessoas. Um terço dos adultos entre 18 e 24 anos estão sem emprego. Muitas estruturas da Olimpíada estão abandonadas", diz. O Rio está "no buraco", diz um entrevistado da publicação.

Apesar de reconhecer que a Olimpíada foi bem-sucedida e ocorreu sob esquema de segurança, a reportagem aponta os problemas que ocorreram em seguida: "O governo do estado registrou 2.976 homicídios na primeira metade de 2017, um aumento de 14% em relação ao ano anterior", diz.

O problema, segundo a "Economist", é que há um "fracasso" na segurança de locais como a Rocinha, por conta de "má administração financeira e azar econômico".

"Todos no Rio torcem por uma recuperação dos preços do petróleo, o que geraria mais dinheiro para serviços públicos. Mas preços de petróleo são incertos. A paz em bairros como a Rocinha não deveria ser."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo