Topo

Blog do Brasilianismo

Morte de brasilianista especialista em ditadura militar é ‘fim de uma era'

Daniel Buarque

30/09/2017 08h41

O cientista político Alfred Stepan

No momento em que o Brasil vive uma das suas mais sérias crises políticas e institucionais, com surgimento de vozes que flertam com o autoritarismo e a ideia de uma intervenção militar, morreu nesta semana um dos mais profundos conhecedores do processo que levou ao golpe de 1964, à subsequente ditadura militar e a volta à democracia.

O cientista político Alfred Stepan, professor de Columbia e autor de algumas das principais referências da academia internacional a respeito da ditadura no Brasil, morreu no dia 27, aos 81 anos.

Para o professor Anthony Pereira, diretor do Instituto Brasil do King's College de Londres, a morte de Stepan é como o "fim de uma era".

"Stepan era uma figura inspiradora, e lembro dele ir a Harvard para um jantar com estudantes de doutorado em que ele perguntou a cada um de nós (cerca de 30 pessoautorias) o que estávamos estudando. Ele parecia relamente interessado na nossa pesquisa, e era um redemoinho de ideias e energia", disse ao blog Brasilianismo. "Ele foi um dos pesquisadores de política comparada que mais me influenciaram".

Pereira até hoje usa o livro "Rethinking Military Politics" (Repensando a política militar) como referência em suas aulas na universidade britânica.

"Li seu livro 'The Military in Politics' (Os militares na política) muito cuidadosamente na minha tentativa de entender o golpe de 64 no Brasil, no meu primeiro ano de doutorado em Harvard. Também li seu "The State and Society" (O Estado e asociedade), que é realmente interessante porque analisa uma anomalia na América Latina dos anos 1970, um golpe militar de esquerda (no Peru)", explicou Pereira.

O diretor do Instituto Brasil ressalta que Stepan examinou cinco elementos da democracia, comparando as transições a este sistema no Leste da Europa e na América Latina. Além disso, explicou, o livro "Democratizing Brazil" (Democratizando o Brasil) inspirou o trabalho dos pesquisadores Tim Power e Peter Kingstone, que lançaram três volumes sobre a política brasileira: "Democratic Brazil" (Brasil democrático, lançado em 2000), "Democratic Brazil Revisited" (Revisitando o Brasil democrático, de 2008) e "Democratic Brazil Divided" (Brasil democrático dividido, que acabou de sair).

"O trabalho de Stepan sobre federalismo e a natureza da democracia brasileira foi tema de grandes debates sobre a democracia brasileira desde o ano 2000", disse.

Enquanto o Brasil enfrenta o ressurgimento de argumentos a favor do retrocesso e uma onda de desinformação a respeito de um dos períodos mais tristes da política nacional, a perda de um importante pesquisador que ajudou a conhecermos nossa própria história serve como alerta de que é preciso conhecer o passado para evitar a repetição dos seus erros.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo