Topo

Blog do Brasilianismo

No 'Guardian', políticos e intelectuais britânicos pedem eleição no Brasil

Daniel Buarque

31/08/2017 18h51

No 'Guardian', políticos e intelectuais britânicos pedem eleição no Brasil

Um ano depois do impeachment da presidente Dilma Rousseff, uma carta redigida por políticos, acadêmicos e intelectuais britânicos, e publicada pelo jornal "The Guardian", defende que os cidadãos brasileiros merecem novas eleições "agora".

Desde a saída de Dilma, diz a carta, "o governo ilegítimo liderado por Michel Temer mostrou suas verdadeiras cores com duras políticas de austeridade".

A carta é assinada pelo historiador Richard Gott, pelo produtor musical Brian Eno, por parlamentares como o trabalhista Chris Williamson, pela jornalista Sue Branford e por vários outros nomes importantes do país.

"Apesar de não ter mandato, o governo reverteu programas sociais que tiraram 40 milhões de de pessoas da pobreza. Suas políticas mergulharam a economia em uma crise mais profunda, deterioraram serviços públicos, como a saúde, e prejudicaram o padrão de vida de milhões de pobres e trabalhadores", diz a carta.

A seção de cartas do "Guardian" se tornou um importante ponto de discussão de políticos e acadêmicos britânicos a respeito da situação política do Brasil.

Cartas de políticos e intelectuais criticaram o processo de impeachment em abril e maio de 2016, chamando a decisão de "golpismo" e de "insulto à democracia".

Em resposta, o embaixador brasileiro em Londres publicou um texto no mesmo espaço. Ele defendia que o impeachment seguiu o o processo legal e dizia que a democracia estava "viva e bem" no Brasil.

Em janeiro deste ano, o tema deixou de ser o impeachment, e um grupo de 20 políticos e acadêmicos britânicos declarou solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atacando o que chamou de "perseguição" e "julgamento midiático".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo