Topo

Blog do Brasilianismo

'Forbes' avalia cenário para 2018 e diz que Alckmin é o favorito do mercado

Daniel Buarque

15/08/2017 16h43

Lula, Marina, Bolsonaro, Joaquim Barbosa e Alckmin. Esses são os cinco principais nomes na disputa pela Presidência do Brasil nas eleições do próximo ano, segundo uma lista divulgada pela revista "Forbes", que analisa o cenário político do país pouco mais de um ano antes da decisão das urnas.

"Está surpreendentemente perto. Em cinco meses o Brasil vai estar entrando em modo de campanha. Um novo presidente vai ser eleito em outubro de 2018. Nenhum dos principais candidatos nas pesquisas é favorito na disputa. Mas em janeiro de 2019 um novo presidente vai liderar o país que completamente implodiu dos seus bons tempos nos anos 2000", diz a reportagem publicada no site da revista.

À frente nas pesquisas de opinião, como o Datafolha, Lula é o primeiro nome da lista da "Forbes". Segundo a revista, "alguns investidores em Nova York se lembram dos 'bons tempos' sob Lula e aceitam sem problemas a volta dele ao poder".

Marina Silva é a segunda da lista, mas "não é vista como uma alternativa favorável aos mercados".

Em seguida vem o deputado Jair Bolsonaro, que se beneficia dos escândalos de corrupção no país, mas ainda tem alta rejeição e não tem uma postura muito clara em relação à economia, segundo a "Forbes".

O ex-presidente do STF joaquim Barbosa vem em seguida, mas é mais uma escolha da mídia brasileira do que um candidato de verdade, diz.

Por último na lista aparece Geraldo Alckmin, chamado de "Al Gore da política brasileira", responsável pela maior economia do país há mais de quatro anos, e o favorito do mercado, na avaliação da "Forbes", que o classifica como candidato de centro-esquerda.

"Suas políticas estariam alinhadas com o padrão de políticas sociais e econômicas de sociais-democratas de centro-esquerda", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo