Topo

Blog do Brasilianismo

Em editorial, 'Financial Times' trata condenação de Lula como 'necessária'

Daniel Buarque

14/07/2017 10h30

O jornal de economia "Financial Times" diz que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção foi "impressionante" e "extraordinária", por mais que até a defesa do ex-líder já esperasse por ela. Segundo editorial da publicação, ao atingir Lula, a Operação Lava Jato chegou a seu ponto mais alto no expurgo da corrupção, um processo difícil e que paralisa o país, mas que é necessário.

"Como um expurgo da corrupção, o do Brasil tem sido abrangente e politicamente imparcial, e seu judiciário independente é um exemplo saudável. Ele mantém a perspectiva de um país genuinamente melhor. Mas também tem sido radicalmente perturbador."

O preço da investigação, segundo o jornal, é o descrédito da classe política, a incerteza quanto às eleições do próximo ano e a contínua crise econômica, com a pior recessão da história.

"Mas o preço de não fazer o expurgo seria ainda mais alto", diz, apontando à situação da Venezuela como um exemplo da impunidade na política –um exemplo tradicional na mídia estrangeira de país em situação pior do que a do Brasil.

Para o jornal, apesar de ser uma decisão simbólica, a condenação de Lula não pode parar a luta contra a corrupção.

"Mudar o Brasil de vez requer um trabalho mais profundo –como a reforma dos sistemas partidários e eleitorais do país. É desse poço que vem a corrupção. O desafio do próximo presidente do Brasil é drenar este poço e restaurar a confiança nas instituições políticas."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo