Topo

Blog do Brasilianismo

'Impossível não sentir pena' do Brasil, diz ex-correspondente do 'Guardian'

Daniel Buarque

10/07/2017 09h57

'Impossível não sentir pena' do Brasil, diz ex-correspondente do 'Guardian'

Quando se mudou da China para o Brasil, em 2012, para se tornar correspondente do jornal britânico "The Guardian", o jornalista Jonathan Watts veio cheio de expectativas sobre o país que aparentava ser a grande promessa mundial. Ao se despedir do cargo e voltar para Londres, neste fim de semana, ele publicou longo um texto em que reflete sobre o tempo vivido aqui, as coisas boas, as expectativas e as frustrações encontradas durante seu período atuando no Brasil.

"É impossível não sentir pena do país. O Brasil entrou em marcha à ré em praticamente todas as frentes", diz, citando a crise econômica, o aumento na violência, a frustração da população com o governo e o tumulto político generalizado no país.

Leia também: 'New York Times' e 'Guardian' trocam seus correspondentes no Brasil

Watts relata o grande choque que foi o contraste entre a vida na China e no Brasil, desde o contato com a natureza e as belezas do Rio de Janeiro à facilidade em ter acesso a líderes políticos do país. A expectativa dele era grande, conta:

"Uma das razões pelas quais mudei da China para o Brasil para me tornar correspondente da América Latina, em 2012, foi procurar um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Naquela época, o Brasil parecia estar fazendo muitas coisas corretas. Sua economia em expansão acabava de ultrapassar a do Reino Unido; o popular governo de esquerda estava reduzindo a desigualdade; o desmatamento da Amazônia estava diminuindo; os negociadores brasileiros tiveram um papel positivo nas negociações sobre clima e biodiversidade; e minha nova casa, no Rio de Janeiro, estava prestes a sediar a Rio+20, a final da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016."

Por outro lado, diz que a população chinesa parecia mais interessada em busca por educação, enquanto os brasileiros aparentavam ser mais superficiais. Além disso, a burocracia e a falta de ambição do país também causaram impressões negativas.

"Ficou claro que haviam me vendido uma imagem sobrevalorizada do Brasil. Longe de ser um novo modelo, os últimos cinco anos se provaram um estudo de caso em como não governar um país", avalia.

O longo texto publicado no "Guardian" no domingo é cheio de reflexões sobre a situação do Brasil e da América Latina, e de comparações com a ascensão sem interrupções da China. Watts claramente desenvolveu uma relação com o Brasil, e aponta que vai sentir saudades da vida no Rio de Janeiro. O tom geral, entretanto, é de preocupação em relação aos problemas do país e o seu potencial não realizado, bem como a falta de perspectivas de correção de rumo do país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo