Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Economist': Uso do Exército como polícia cria riscos para o Brasil

Daniel Buarque

06/07/2017 13h55

Deu na 'Economist': Uso do Exército como polícia cria riscos para o Brasil

Em um país violento, mas sem inimigos externos, e com um Exército de mais de 300 mil soldados, o Brasil tem apelado cada vez mais às Forças Armadas para a realização de ações de segurança pública, o que gera um risco para a democracia e para o país como um todo, segundo reportagem publicada pela revista "The Economist".

Segundo a publicação, a crise nos Estados brasileiros fez com que se multiplicassem os pedidos pelo Exército na ajuda no combate à criminalidade urbana, e "soldados estão tentando se adaptar a uma nova função", de polícia.

"A maioria dos brasileiros parece não se preocupar com essa tendência. Ao contrário dos políticos e policiais, os militares são vistos como honestos, competentes e gentis. Apesar da sombra da ditadura, o Exército geralmente aparece no topo dos rankings de confiança das instituições", explica a revista.

Ainda assim, complementa, borrar as linhas separando a defesa nacional da aplicação da lei é perigoso para a democracia, caro para os cofres públicos e tira dos militares o foco na proteção ao território brasileiro. "Transformar um recurso de emergência em uma presença de rotina pode diminuir a confiança pública em autoridades civis", diz.

A análise da revista se alinha em parte à avaliação do pesquisador alemão Christoph Harig, doutor pelo King's College de Londres e especialista na relação entre Forças Armadas, segurança pública e política no Brasil.

Em um artigo recente, ele argumentou que o uso das Forças Armadas para garantir a segurança de cidades brasileiras é um reflexo do fracasso dos governos do país em controlar a violência e manter a segurança pública, mas que não deve ser entendido como um sinal de risco à democracia. Ainda assim, o apelo aos militares para resolver questões internas do país acaba dando força política a este grupo, e garantindo privilégios.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo