Topo

Blog do Brasilianismo

Imagem do Brasil piora em pesquisa da BBC sobre percepções internacionais

Daniel Buarque

05/07/2017 18h21

Brasil cai em ranking da BBC sobre imagem internacional de países

O Brasil aparece em 8º lugar em um ranking global de países com imagens mais positivas encomendado pelo serviço mundial da rede britânica BBC.

Segundo a pesquisa, 38% dos entrevistados em 19 países acham que o Brasil tem imagem mais positiva, enquanto 30% acham que a influência do Brasil é majoritariamente negativa.

Isso indica a perda de seis pontos percentuais em sua imagem positiva em relação ao último levantamento deste tipo, realizado em 2014.

O intervalo entre as pesquisas, entretanto, indica que o Brasil caiu até menos do que o que se podia esperar, dado que o levantamento anterior se deu no ano em que o país sediou com sucesso a Copa do Mundo, e antes de mergulhar de cabeça na atual grave crise política e econômica.

Por outro lado, a realização da Copa tinha o potencial de só melhorar a imagem do Brasil, então é possível que o torneio de futebol e a ausência de graves problemas durante os Jogos Olímpicos do ano passado tenham mitigado a deterioração da imagem do Brasil.

O índice ecoa o que outras pesquisas de imagens e marcas de países no mundo já vinham indicando. As crises e os escândalos estão piorando a percepção de mundo sobre o país.

O Brasil despencou no ranking Nation Brands Index, por exemplo, e apareceu em dezembro do ano passado em sua pior posição na história da pesquisa.

A crise fez o Brasil perder posições também no índice Good Country, que mede as contribuições do país para o mundo.

O país perdeu uma posição no ranking global de soft power, que dizia que o país estava "no limite do desastre".

Por outro lado, o Brasil apareceu bem em rankings nada lisonjeiros. O país é o 6º entre os países "mais ignorantes" do mundo, e liderou a lista americana de corrupção global.

"Acreditamos que os problemas enfrentados pelo Brasil se refletem nessa mudança de percepção", avaliou um dos diretores da pesquisa, em entrevista à BBC Brasil.

Segundo a reportagem da BBC Brasil sobre o levantamento, o país mais "simpático" ao Brasil foi a China, com 57% de percepção positiva sobre o companheiro de BRIC.

Oito dos países em que foi feita a pesquisa têm opinião mais positiva, cinco parecem divididos e outros cinco apresentaram tendências negativas. "França e Reino Unido apresentaram maior rejeição internacional (43%), enquanto os próprios entrevistados brasileiros registraram a maior percepção negativa da influência do país no mundo (64%)", diz.

O levantamento foi realizado com base em entrevistas com 18 mil pessoas em 19 países. Os entrevistados responderam a perguntas sobre a opinião deles sobre 16 países e a União Europeia. Além disso, a pesquisa convidava as pessoas a classificarem os países como influências negativas ou positivas no mundo.

O Canadá lidera a lista, com 61% de opiniões positivas, seguido pela Alemanha (59%), Japão (56%), França (52%) e Reino Unido (51%).

No outro lado do ranking, o Irã tem 61% de opiniões negativas, a Coreia do Norte é o segundo mais mal visto (59% negativo), seguido pelo Paquistão (58%) e por Israel (50%).

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo