Topo

Blog do Brasilianismo

Temer perdeu a capacidade de governar, diz o brasilianista Matthew Taylor

Daniel Buarque

28/06/2017 20h15

Temer perdeu a capacidade de governar, diz brasilianista Matthew Taylor

O declínio da onda de movimentos de esquerda que tomou conta de grande parte da política da América Latina nas últimas décadas não foi aproveitado pelos movimentos de direita, segundo o pesquisador americano Matthew Taylor. Para ele, o que se vê por todo o continente atualmente não foi uma troca de lado da política, mas uma sucessão de países que chegaram a becos sem saída, grandes impasses políticos.

Em artigo publicado no site do think tank Council on Foreign Relations (CFR), Taylor avalia o caso de muitos países latinos que se encontram em crises e impasses políticos assim, incluindo o Brasil.

"O presidente Michel Temer, perdeu toda a capacidade de governar o Congresso fragmentado, cujos membros estão com medo de perder a cabeça pela espada da Justiça ou pela cimitarra do desgosto popular", avalia o brasilianista.

Taylor é professor da American University, em Washington, DC. e autor de vários estudos internacionais sobre democracia e corrupção no Brasil, como "Corruption and Democracy in Brazil: The Struggle for Accountability"(Corrupção e democracia no Brasil: a luta por fiscalização), e "Judging Policy: Courts and Policy Reform in Democratic Brazil" (Julgando política: Tribunais e reforma política no Brasil democrático). Ele escreve regularmente sobre política brasileira no site do CFR.

"Após algum sucesso inicial na reforma fiscal, a reforma da previdência voltou ao pano de fundo, a reforma trabalhista foi barrada, enquanto a reforma tributária, a reforma política e outras mudanças significativas sse tornaram uma miragem distante", diz, descrevendo o impasse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo