Topo

Blog do Brasilianismo

Suspensão nos EUA afeta a imagem da carne brasileira em todo o mundo

Daniel Buarque

23/06/2017 14h12

Suspensão nos EUA afeta a imagem da carne brasileira em todo o mundo

Em entrevista à agência Reuters, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, Antonio Camardelli, reforçou a ideia de que o maior prejuízo da suspensão de importação de carnes brasileiras nos EUA foi para a imagem do país, não só nos EUA, mas em todo o mundo.

"Se olhar o aspecto financeiro, é importante para o país (a receita gerada), mas o prejuízo grande é de imagem, levamos muito tempo para conquistar esse mercado, porque ele é um passaporte para outros mercados", disse Camardelli.

O Brasil não é grande exportador para o mercado norte-americano, mas a chancela dos EUA dava ao país, maior exportador global, possibilidade de conseguir entrar em mercados importantes para a carne in natura, como Japão e Coreia do Sul, segundo a associação.

Esta imagem do Brasil se enfraqueceu a partir da divulgação internacional das notícias relacionadas ao escândalo de corrupção nos frigoríficos durante a Operação Carne Fraca. A partir daquele momento, em março, a imagem da carne brasileira no exterior se transformou, e vários países passaram a rever seus contratos de importação.

Na época, o caso da corrupção em frigoríficos brasileiros foi comparado à vaca louca, que afetou por décadas a imagem da carne da Inglaterra. Por mais que sejam escalas diferentes de problemas e de efeitos (a Vaca Louca chegou a deixar mortos), são dois casos em que a imagem internacional ficou afetada por um escândalo.

No caso do Brasil, a questão da reputação é ainda mais séria, pois até a Operação Carne Fraca o nome do país estava muito associado a restaurantes especializados em churrasco nas principais cidades de todo o mundo. O Brasil se destacava, até de forma romantizada, como uma alternativa ao método industrializado de criação de gado implementado nos Estados Unidos e em parte da Europa. Por mais que não seja exatamente esta a realidade, há muita gente no resto do mundo que acredita que os bois brasileiros são criados de forma idílica, livres para passear e se alimentar de pasto, o que acaba pesando positivamente na imagem da carne brasileira.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo