Topo

Blog do Brasilianismo

Suspensão indica que Carne Fraca sujou imagem da carne brasileira no mundo

Daniel Buarque

22/06/2017 20h41

Suspensão de importações nos EUA mostra que Carne Fraca sujou a imagem da carne brasileira no mundo

Um comunicado do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) explicando a suspensão de todas as importações de carne bovina fresca do Brasil reforça a ideia de que a operação Carne Fraca, que revelou corrupção em frigoríficos brasileiros, sujou a imagem da carne do país no mundo.

"Desde março, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar da USDA passou a inspecionar 100% dos produtos de carne chegando do Brasil nos EUA. O serviço recusou a entrada de 11% dos produtos de carne fresca do Brasil. Este percentual é substancialmente mais alto do que a rejeição média de 1% de envios do resto do mundo", explica o Departamento.

A indicação de março como data do início da operação especial de inspeção de carne brasileira é relevante porque coincide com a Operação Carne Fraca, que se tornou uma das mais importantes notícias globais sobre o Brasil naquele mês. A notícia de corrupção nos frigoríficos deixou o governo americano em alerta e com suspeitas imediatas sobre o Brasil –e os problemas reais encontrados nas carnes levaram à suspensão das importações.

É verdade que o problema de imagem não existiria se as carnes exportadas estivessem no padrão de qualidade exigido e não apresentassem problemas. Ainda assim, os efeitos da Carne Fraca sobre a imagem do país e sobre seu comércio no exterior foram apontados por este blog Brasilianismo como uma das maiores ameaças do escândalo de contaminação de carnes no país.

Na época, o caso foi comparado ao escândalo da Vaca Louca, na Inglaterra. Mesmo décadas depois do mais famoso escândalo envolvendo carnes na história recente do Ocidente, ainda há quem não se sinta totalmente seguro ao comer um bife na Inglaterra. Apesar de o país não ser famoso pela sua gastronomia, a notícia global sobre a doença da vaca louca, que registrou a contaminação de mais de 220 pessoas desde 1996, fez com que a reputação do rosbife britânico (uma instituição nacional) ficasse manchada por um longo tempo.

De fato, a comparação parece fazer sentido e, além da suspensão nos EUA, vários outros países passaram a reavaliar as importações de carnes brasileiras desde o escândalo.

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo, dizia então, e muitas vezes é associado naturalmente a sua produção de carnes, e tudo isso poderia ser afetado pela corrupção dos frigoríficos –mesmo que o impacto das carnes estragadas brasileiras não tenha gerado problemas tão sérios de saúde quanto a vaca louca, que chegou a causar mortes.

O nome do Brasil há anos está associado a restaurantes especializados em churrasco nas principais cidades de todo o mundo. O Brasil se destaca, até de forma romantizada, como uma alternativa ao método industrializado de criação de gado implementado nos Estados Unidos e em parte da Europa. Por mais que não seja exatamente esta a realidade, há muita gente no resto do mundo que acredita que os bois brasileiros são criados de forma idílica, livres para passear e se alimentar de pasto, o que acaba pesando positivamente na imagem da carne brasileira. Ou pelo menos era assim, até a Carne Fraca mostrar ao resto do mundo que a corrupção (tão forte na imagem do Brasil), chegou até suas carnes. O caso foi amplamente noticiado de forma crítica na imprensa internacional.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo