Topo

Blog do Brasilianismo

Lula foi mina de ouro para a corrupção da Odebrecht, diz revista americana

Daniel Buarque

13/06/2017 15h24

Lula foi mina de ouro para corrupção na Odebrecht, diz revista americana

Nunca existiu uma máquina de corrupção como a que a empreiteira Odebrecht criou no Brasil, segundo uma longa reportagem publicada recentemente pela revista americana Bloomberg Businessweek. Em uma abordagem explicativa sobre os escândalos revelados recentemente no Brasil e em outros países, o texto revela que o que a empreiteira fazia no Brasil vai muito além das propinas comuns no resto do mundo.

"A Odebrecht admitiu à corte distrital dos EUA no Brooklyn, em Nova York, em dezembro do ano passado, que o Departamento de Operações Estruturadas distribuiu aproximadamente US$ 788 milhões em propinas no Brasil e outros 11 países, garantindo mais de 100 contratos que geraram US$ 3,3 bilhões em retornos para a empresa."

A reportagem se rebruça sobre o Departamento de Operações Estruturadas, "talvez a máquina de corrupção mais eficiente e de maior alcance já desmantelada no mundo dos negócios", diz.

O texto explica como a empresa se envolveu em esquemas de corrupção, e indica que a eleição de Lula foi um momento chave para estes processos.

"Nenhum cliente era mais importante para Emílio do que Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-sindicalista chegou à presidência em 2003 com a promessa de acabar com a miséria e reativar a economia. Ele foi uma mina de ouro para a Odebrecht", diz.

Segundo o texto, as operações da empresa cresceram à medida que o governo Lula acelerava os gastos em infraestrutura que exigiam pagamentos ilícitos.

A operação também se estendeu além da fronteira brasileira. "Desde que o Departamento de Operações Estruturadas foi montado, a Odebrecht financiou esquemas que elegeram meia dúzia de presidentes na América Latina, comprou a amizade de chefes de Estado em Angola, Peru e Venezuela e molhou a mão de centenas de políticos do Panamá à Argentina", revela.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo