Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Foreign Policy': Brasil se tornou uma terra dominada por gangues

Daniel Buarque

07/06/2017 18h50

Na semana em que foram divulgados novos números sobre a violência no Brasil, com uma leve redução no total de homicídios, que acabou tendo pouca atenção internacional, a revista de política internacional "Foreign Policy" publicou uma reportagem sobre a criminalidade do Brasil, em que diz que o país se tranformou em uma "gangland", uma terra dominada por gangues.

"Com a política do país marcada por escândalos de corrupção, as gangues do Brasil estão enfrentando uma guerra mortal dentro e fora do sistema prisional", diz a apresentação do texto.

A reportagem se baseia em alguns dos casos de maior visibilidade da violência brasileira, incluindo o assalto realizado pelo PCC no Paraguai e os massacres dentro de presídios, especialmente em Manaus.

Segundo a "FP", o crime do século, no Paraguai, "revelou um novo nível de complexidade nas guerras transfronteiriças da droga da América do Sul, a última evidência de que uma crise de segurança pública estava se desenvolvendo sob a corrupção política e a recessão prolongada no Brasil", diz. Segundo o texto, em nenhum lugar é essa crise mais aparente do que nas prisões do país.

"O crime violento no Brasil é endêmico, alimentado pela esmagadora desigualdade de renda, policiais militares que tratam cidadãos como combatentes inimigos e narco- corrupção que absorve dinheiro e distorce a justiça em todos os níveis do sistema", avalia a "FP".

A revista diz que a última crise no sistema prisional concentra esses males sociais através de uma lupa que mostra onde os problemas mais prementes do Brasil foram deixados à prova desde a ditadura militar.

"O aumento da prosperidade desde então tem feito pouco para reduzir a taxa de homicídios; Em 2012, de acordo com um relatório da ONU, os 64 mil homicídios do Brasil rivalizaram com o número de mortos da guerra civil síria. Desde 2000, a população carcerária do país dobrou para se tornar a quarta maior do planeta, com mais de 622 mil detidos em um sistema destinado a manter 371 mil."

A reportagem deixa claro, entretanto, que as prisões são apenas um pedaço de um sistema de justiça fundamentalmente quebrado no Brasil.

"O crime organizado está crescendo –e também a enorme desigualdade que deixa muitos homens jovens com poucas maneiras de viver de maneira digna. (…) Crime oferece uma fraternidade que parece mais forte e mais segura do que o estado distante."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo