Topo

Blog do Brasilianismo

Crise política no Brasil gera preocupação econômica na Argentina

Daniel Buarque

31/05/2017 12h46

Crise no Brasil gera preocupação na Argentina

Os possíveis impactos econômicos da nova crise política no Brasil estão deixando analistas argentinos preocupados com os efeitos indiretos sobre o seu país. Ao longo das últimas semanas, os principais veículos da imprensa argentina publicaram artigos comentando a relação entre os dois países e as formas como a crise brasileira pode cruzar a fronteira.

A imprensa dos países da América Latina já têm acompanhado o desenrolar das denúncias da Lava Jato além das fronteiras brasileiras, mas o foco das avaliações atuais é sobre o efeito econômico do que acontece no Brasil.

A crise brasileira pode afetar as relações comerciais entre o país e a Argentina, segundo análise publicada no "Clarín", o que é um problema, já que o Brasil é o principal parceiro comercial do vizinho.

"A nova crise brasileira encontra a relação comercial em um dos níveis mais baixos, mas mesmo assim se estima que poderia continuar afetando a Argentina, ou ao menos adiar uma recuperação", diz o texto.

Segundo uma reportagem publicada no site argentino Infobae, a crise atual está sendo vista como forma de diminuir a "Brasildependência" na economia argentina.

"O governo decidiu intensificar a abertura de novos mercados para um dos setores que mais estão sofrendo desde o início do governo de Mauricio Macri: a indústria. O déficit da Balança Comercial para o setor é estimado em US$ 35 bilhões para este ano, e a queda nas vendas ao Brasil por sua profunda recessão é uma das causas", diz.

O site americano Barron's, entretanto, vê um efeito mais positivo para a economia argentina por conta dos problemas brasileiros. Segundo reportagem publicada recentemente, os dois "rivais" na região estão em situações opostas, e a Argentina começa a se deslocar do que acontece no Brasil.

O "La Nación" também tratou dos possíveis efeitos da crise brasileira sobre a Argentina. Segundo o jornalista José Del Río, a economia do Brasil começava a se recuperar, mas as novas denúncias de corrupção voltaram a criar problemas para o país e para seu vizinho.

O aumento do endividamento brasileiro, diz "implica que o custo do dinheiro para a região vai gerar maior volatilidade financeira e maiores custos para a Argentina", explica.

"Quando a economia brasileira cresce um ponto percentual, a da Argentina cresce um quarto de ponto percentual. Com a crise institucional, esta tendência começou a mudar", diz.

Os efeitos dos acontecimentos políticos e econômicos no Brasil sobre os países vizinhos foram explorados de forma mais profunda recentemente do livro "Euforia e Fracasso do Brasil Grande", em que o jornalista Fábio Zanini percorre alguns dos maiores projetos brasileiros desenvolvidos no resto do mundo a partir do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando o país buscou expandir sua presença internacional.

Segundo ele, a expansão do país fez com que ele passasse a ser associado ao imperialismo. Enquanto o país vivia um momento de euforia, ampliava a diplomacia e projetos de empreiteiras em outros países e inaugurava embaixadas pelo mundo, ganhando prestígio nos principais organismos internacionais, deixava pelo caminho um número crescente de insatisfeitos afetados por esta ambição.

O livro, o autor explica, examina a forma como "o processo de internacionalização do Brasil foi recebido em algumas partes do mundo e como as ações colocadas em prática pelo governo mudaram a percepção do Brasil ao redor do planeta"'

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo