Topo

Blog do Brasilianismo

Cultura de corrupção devora elite política do Brasil, diz 'Financial Times'

Daniel Buarque

25/05/2017 13h40

Cultura de corrupção devora elite política do Brasil, diz 'Financial Times'

Em uma longa reportagem sobre o mais recente escândalo de corrupção na política brasileira, o jornal "Financial Times" cita um entrevistado que chama o país de "corruptocracia". Assim, diz o jornal, um sistema disfuncional criou uma situação na qual a cultura da corrupção acabou engolindo toda a elite política do país.

"O escândalo de suborno envolvendo Temer e a JBS atingiu o cerne do sistema de favoritismo político e favoritismo corporativo que envenenou as tentativas do país de alcançar todo o seu potencial", avalia o jornal de economia.

O sistema político brasileiro "é uma corruptocracia", explica à publicação o diretor do Instituto Brasil do Centro Internacional de Estudos Woodrow Wilson, Paulo Sotero. Segundo ele, nesse sistema, os congressistas vendem seus serviços a quem pagar mais.

O jornal explica que a origem de muitos dos atuais problemas está no sistema de representação proporcional do Brasil, que "permite que muitos políticos entrem no Congresso sem apoio popular significativo".

"A reforma política é necessária para mudar os incentivos que levam os políticos a se tornarem corruptos no Brasil", diz. "O sistema permite que os políticos oportunistas criem partidos para acessar os fundos do governo que são reservados para os grupos políticos. Eles então podem vender aos partidos maiores o tempo livre da televisão concedido durante eleições. Uma vez no Congresso, alguns pequenos partidos também receberam suborno para apoiar projetos de lei."

O jornal avalia que o escândalo atual é um trunfo para promotores independentes, a Polícia Federal e os juízes envolvidos nas investigações de corrupção. É uma análise comum na imprensa internacional, vendo possíveis efeitos positivos de longo prazo na atual crise.

Segundo analistas ouvidos pelo "FT", a Lava Jato está acelerando o colapso da velha guarda política que governou o Brasil desde o fim da ditadura. "Mas ainda é incerto se os resultados espetaculares dessas investigações, que implicaram uma grande fatia da elite política, acabarão por desmantelar o nexo corrupto entre governo e grandes empresas, ou se manterá os incentivos ao suborno", diz.

Segundo o "Financial Times", os escândalos confirmam a profunda desconfiança dos brasileiros em relação aos políticos e as grandes empresas, e isso será um fator importante nas eleições do próximo ano. "Até agora não há candidatos claros, mas os que se colocarem como de fora da política devem ir bem. Depois dos escândalos envolvendo Rousseff e Temer, os brasileiros vão torcer por um governo competente e honesto."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo