Brasilianismo

Moro é símbolo da luta contra a impunidade, diz artigo no ‘Financial Times’

Daniel Buarque

Artigo no 'Financial Times'

O juiz Sérgio Moro e a Operação Lava Jato são apresentados como principais símbolos de uma mudança de paradigma no Brasil, em um artigo de opinião publicado pelo jornal de economia ''Financial Times''. Segundo a publicação, o país está deixando de lado a impunidade que dominava os casos de corrupção.

''A operação Lava Jato oferece esperança na luta contra a impunidade. O principal legado de Moro para nossa nação é ter criado um ambiente para lutar contra a corrupção endêmica, que não era punida'', diz o texto, assinado pelo reitor da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista da Silva Junior.

''No mundo atual, cheio de ambivalência, contrastes, intolerância e fracassos morais e éticos, é importante ter iniciativas como a liderada por Moro. Elas mostram um novo caminho, mais ético e justo'', continua.

Moro tem sido apresentado regularmente no exterior como um importante símbolo da luta contra a corrupção, e mesmo o ''FT'' já publicou reportagens sobre o papel dele e da Lava Jato. Algumas das referências mais recentes, entretanto, questionavam os limites da atuação do juiz, e a sua ação contra o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O artigo publicado no ''FT'' é muito mais focado em elogios à atuação de Moro, mas menciona alguns desses questionamentos.

''Apesar da percepção de Moro como uma força positiva de mudança, críticos o acusam de investigações e condenações arbitrárias. Métodos pouco ortodoxos, como grampo, levou a protestos de seus críticos'', explica.

Otimista com os efeitos da ação contra a corrupção, o texto do ''FT'' indica que a luta contra a impunidade pode liberar o caminho para que o Brasil alcance todo o seu potencial.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil