Brasilianismo

Imprensa internacional noticia o fim da emergência por zika no Brasil

Daniel Buarque

Depois de monopolizar o noticiário sobre o Brasil no exterior por meses, e de continuar presente no imaginário internacional por mais de um ano, o surto de zika e microcefalia registrado no país chegou ao fim, o que foi registrado na imprensa estrangeira.

O principal destaque foi dado pela agência de notícias Associated Press, que teve reportagem publicada em sites como o da rede árabe Al Jazeera, um dos principais veículos de fora do Brasil no acompanhamento desta crise de saúde.

''O Brasil declarou o fim da emergência de saúde do vírus zika, 18 meses após um surto em casos de atraíram as manchetes do mundo'', diz o texto.

A reportagem ressalta que por muito tempo organismos de saúde em outros países, como os EUA, fizeram ressalvas sobre a viagem de grávidas ao Brasil, e explica que o destaque internacional se deu especialmente por conta dos holofotes que se voltavam ao país por causa da Olimpíada no Rio de Janeiro.

''O susto de saúde veio bem quando o Brasil, epicentro da epidemia, estava se preparando para sediar a Olimpíada, aumentando as preocupações de que os Jogos podiam ajudar a espalhar o vírus'', explica.

Apesar do anúncio sobre o fim do surto, a Al Jazeera alerta que a Organização Mundial de saúde diz que o zika não foi totalmente embora, mesmo que o número de casos tenha diminuído.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil