Brasilianismo

‘Guardian’: Violência policial faz Brasil viver crise de direitos humanos

Daniel Buarque

Violência policial faz Brasil viver crise de direitos humanos, diz 'The Guardian'

O governo brasileiro está fechando os olhos para o aumento da violência policial, o que está se consolidando como uma crise de direitos humanos no país, segundo uma reportagem do jornal britânico ''The Guardian''.

O jornal cita um relatório da Anistia Internacional para justificar a crítica.

''Desde 2012, o número de assassinatos pelas mãos de policiais aumentou fortemente. No ano passado, foram registradas 920 dessas mortes somente no Rio de Janeiro, comparado com 419 em 2012'', diz.

Apenas nos dois primeiros meses de 2017, o número de mortes causadas por policiais foi 78% maior do que no mesmo período do ano anterior, complementa o jornal.

O ''Guardian'' ressalta que o Brasil vai ter essa situação avaliada pela ONU nessa semana.

''O país tem o maior número de homicídios do mundo, com uma quantidade que chegou perto de 60 mil em 2015. A maioria das vítimas é formada por jovens homens negros.''

O jornal destaca ainda que a polícia é responsável por uma a cada cinco mortes no Rio de Janeiro, e uma a cada quatro em São Paulo.

A violência policial no Brasil é um tema constantemente abordado pela imprensa internacional, e é uma das mais fortes imagens relacionadas ao país no resto do mundo.

Quase todas as semanas é possível ler relatos na imprensa internacional a respeito das violações aos direitos humanos e a brutalidade dos agentes de segurança, que em contrapartida são vistos como incapazes de diminuir a enorme onda de violência que assusta a sociedade

O problema foi até tema de uma audiência pública no Congresso dos Estados Unidos, onde se discutiu o aumento de registro de execuções extrajudiciais.

Além da forte imagem de violência, o mundo vê o Brasil como um país que tolera a ação brutal da polícia, como se isso fosse capaz de tornar a sociedade mais segura.

Segundo o relatório global anual da ONG internacional de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, entretanto, o abuso de violência por forças de segurança do Brasil na verdade alimenta o ciclo de violência no país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil