Topo

Blog do Brasilianismo

Think tank publica edição de revista acadêmica sobre política brasileira

Daniel Buarque

29/03/2017 20h22

Think Tank publica edição especial de revista acadêmica sobre política brasileira

Uma coletânea de trabalhos acadêmicos sobre política e presidencialismo no Brasil está sendo publicada pelo think tank americano Council on Hemispheric Affairs (Coha).

O trabalho foi editado pelo pesquisador sênior do Coha Sean W. Burges e por Tracy Beck Fenwick, ambos de origem australiana, e foi publicado na revista acadêmica "Policy Studies".

Segundo um resumo publicado na página do Coha, o objetivo central da edição é analisar a situação política brasileira nos últimos anos, comparando os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff em diferentes áreas.

"A comparação aprofunda o entendimento do poder e influência presidenciais além da própria Presidência brasileira, já que muitas das características do governo Lula foram continuadas pelo de Dilma", diz.

A edição especial avalia a questão do poder presidencial e da política brasileira sob várias metodologias e abordagens acadêmicas, desde a ciência política, passando por economia política, relações internacionais, sociologia e análise de políticas públicas.

A publicação reúne cinco artigos produzidos por importantes nomes da pesquisa sobre o Brasil no resto do mundo, como o próprio Sean Burges, que deu uma entrevista ao blog Brasilianismo recentemente sobre política externa, Katrhyn Hochstetler, da London School of Economics, e Timothy J. Power, de Oxford.

Com sede em Washington, DC., o Coha foi fundado em 1975 e faz um contraponto mais à esquerda dos think tanks americanos mais populares, como o Instituto Brookings e o Council on Foreign Relations –apesar de esta postura política não ser declarada ou oficial pelo instituto, que diz defender apenas a democracia e condenar regimes autoritários.

Sem fins lucrativos, o centro de pesquisas se propõe a promover interesses comuns do hemisfério e aumentar a visibilidade de assuntos regionais, além de aumentar a importância das relações inter-americanas e incentivar o desenvolvimento de uma relação construtiva entre os EUA e o resto do continente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo