Topo

Blog do Brasilianismo

Para mídia estrangeira, protestos no Brasil vão à direita e são sem paixão

Daniel Buarque

27/03/2017 18h57

Mídia estrangeira vê protestos sem paixão e mais à direita no Brasil

As manifestações realizadas em diversas cidades do país para a defesa da operação Lava Jato, no domingo (26) foram vistas no exterior como protestos "sem paixão" e com uma pauta política mais à direita.

Algumas das principais publicações internacionais publicaram reportagens sobre as manifestações, e o tom mais comum é de comparação com grandes protestos anteriores, indicando uma perda de força das ruas no país.

Segundo a "Folha", os protestos convocados pelos grupos que encabeçaram as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff em 2016 realmente tiveram um público muito inferior ao dos protestos do início do ano passado, quando a pauta principal era a saída da então presidente.

Agora, "a mobilização foi bem mais fraca do que as manifestações deste tipo anteriores", diz texto publicado pelo jornal francês "Le Monde".

A publicação fala em "ressaca" de manifestações, que se explica "pelo sentimento misto de decepção e desgosto entre os que trabalharam pela saída de Dilma Rousseff", uma vez que a investigação contra corrupção é vista como ameaçada mesmo após o impeachment.

Segundo o "New York Times", os protestos mais fracos são uma notícia boa para o presidente Michel Temer. O jornal destaca, entretanto, que as demandas dos que foram às ruas no domingo se tornaram mais radicais e mais à direita.

"Além de dar apoio à investigação da Lava Jato, muitos dos que protestaram no Rio e em São Paulo também pediram mais liberdade para portar armas e até defenderam intervenção militar sobre o governo, como a que aconteceu em 1964, quando um golpe levou a 21 anos de ditadura", diz.

As ondas de protestos registradas no Brasil em 2013 e, depois, em 2015 e 2016 foram amplamente registradas pela imprensa internacional, que sempre se esforçou para explicar a dimensão das manifestações.

Em março do ano passado já era possível perceber, entretanto, uma certa fadiga na cobertura da mídia estrangeira, já que a notícia parecia ser repetida e não trazer muita novidade. As reportagens atuais dão a dimensão do encolhimento desses protestos, ao lembrar como foram os anteriores.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo