Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'FT': Lentidão da Justiça diminui impacto da Lava Jato no mercado

Daniel Buarque

21/03/2017 11h04

Lentidão da Justiça diminui impacto da Lava Jato no mercado, diz 'Financial Times'

Apesar da preocupação política gerada pela "delação do fim do mundo", como foi apelidada a denúncia da Odebrecht na Lava Jato, o mercado internacional continua confiante na aprovação das reformas econômicas propostas pelo governo de Michel Temer, que é defendida pelos investidores.

Segundo uma reportagem do jornal "Financial Times", analistas se baseiam na lentidão histórica da Justiça brasileira para apostar que a Lava Jato não vai atrapalhar os planos do governo no curto prazo.

Mesmo com a tensão na política nacional, diz, "os mercados estão comemorando as reformas. Nos últimos 12 meses, o mercado de ações subiu 26% e a moeda brasileira, o real, se valorizou 17%."

Os investidores "já viram este filme", diz o "FT", se referindo à lentidão da Justiça. "Uma lista semelhante [de denunciados] divulgada dois anos atrás pedindo autorização para investigar 50 políticos resultou em processos contra apenas quatro deles, sem nenhuma condenação", diz.

"Qualquer ameaça ao governo Temer e seus aliados no Congresso normalmente deixaria os investidores preocupados, já que eles estão apostando que as reformas propostas vão ajudar a controlar o déficit do orçamento e dar fim à recessão na economia mais importante do continente", diz.

Apesar das evidências da delação premiada da Odebrecht, analistas acreditam que vai demorar anos para que os políticos implicados possam ser condenados.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo