Brasilianismo

Crise pode ter efeitos devastadores para segurança do Brasil, diz Stratfor

Daniel Buarque

Crise pode ter efeitos devastadores sobre segurança do Brasil, diz think tank

A greve de policiais no espírito Santo é um reflexo da crise econômica que atinge o Brasil há mais de dois anos e pode ser um exemplo de como a recessão pode ter efeitos devastadores sobre a segurança do país. A análise é de um estudo da agência norte-americana de inteligência e geopolítica Stratfor.

''As greves das polícias no Espírito Santo e no Rio de Janeiro podem ser o começo de uma tendência perigosa no Brasil'', diz a análise do think tank.

O texto se debruça sobre os efeitos da crise econômica sobre as finanças dos estados brasileiros, que beiram a calamidade, e cujos cortes de gastos têm efeito sobre a população.

''A expectativa é que o Brasil saia da recessão neste ano. Mas analistas de mercado antecipam que a economia do país vai crescer lentamente, se crescer, dependendo de como a investigação do escândalo da Petrobras e da Odebrecht se desenrolam'', avalia.

''Mesmo se a economia voltar a crescer ao nível projetado de 0,5% a 1%, nao vai ser o suficiente para aliviar os problemas financeiros que afligem o país.''

A Stratfor vem acompanhando as crises política e econômica no país nos últimos anos. Em um texto publicado em julho, o think tank dizia que o sistema político fragmentado em dezenas de partidos e a necessidade de formação de coalizões para governar o país são as raízes dos problemas e instabilidades vividos pelo Brasil.

''O problema com um sistema que incorpora tantos partidos políticos é que ele enfraquece o Executivo, caso ele seja incapaz de unir uma coalizão'', dizia.

Um mês antes, a mesma agência de inteligência avaliava o processo de impeachment e indicava que os graves entraves políticos enfrentados pelo país representam uma ruptura com um traço nacional que fazia mal ao país. O Brasil perdeu a paciência e deixou de ser tolerante com a corrupção, explicava.

''Nos últimos dois anos, a tolerância dos cidadãos brasileiros e do sistema judiciário com a corrupção diminuiu drasticamente.''

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil