Topo

Blog do Brasilianismo

Crise pode ter efeitos devastadores para segurança do Brasil, diz Stratfor

Daniel Buarque

16/02/2017 20h11

Crise pode ter efeitos devastadores sobre segurança do Brasil, diz think tank

A greve de policiais no espírito Santo é um reflexo da crise econômica que atinge o Brasil há mais de dois anos e pode ser um exemplo de como a recessão pode ter efeitos devastadores sobre a segurança do país. A análise é de um estudo da agência norte-americana de inteligência e geopolítica Stratfor.

"As greves das polícias no Espírito Santo e no Rio de Janeiro podem ser o começo de uma tendência perigosa no Brasil", diz a análise do think tank.

O texto se debruça sobre os efeitos da crise econômica sobre as finanças dos estados brasileiros, que beiram a calamidade, e cujos cortes de gastos têm efeito sobre a população.

"A expectativa é que o Brasil saia da recessão neste ano. Mas analistas de mercado antecipam que a economia do país vai crescer lentamente, se crescer, dependendo de como a investigação do escândalo da Petrobras e da Odebrecht se desenrolam", avalia.

"Mesmo se a economia voltar a crescer ao nível projetado de 0,5% a 1%, nao vai ser o suficiente para aliviar os problemas financeiros que afligem o país."

A Stratfor vem acompanhando as crises política e econômica no país nos últimos anos. Em um texto publicado em julho, o think tank dizia que o sistema político fragmentado em dezenas de partidos e a necessidade de formação de coalizões para governar o país são as raízes dos problemas e instabilidades vividos pelo Brasil.

"O problema com um sistema que incorpora tantos partidos políticos é que ele enfraquece o Executivo, caso ele seja incapaz de unir uma coalizão", dizia.

Um mês antes, a mesma agência de inteligência avaliava o processo de impeachment e indicava que os graves entraves políticos enfrentados pelo país representam uma ruptura com um traço nacional que fazia mal ao país. O Brasil perdeu a paciência e deixou de ser tolerante com a corrupção, explicava.

"Nos últimos dois anos, a tolerância dos cidadãos brasileiros e do sistema judiciário com a corrupção diminuiu drasticamente."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo