Topo

Blog do Brasilianismo

Mídia estrangeira vê pressão política de esquerda e direita sobre carnaval

Daniel Buarque

13/02/2017 17h46

Mídia estrangeira vê pressão política de esquerda e direita sobre carnaval

Mídia estrangeira vê pressão política de esquerda e direita sobre carnaval

Normalmente conhecido no resto do mundo como um "bacanal do politicamente incorreto", o carnaval brasileiro está sofrendo efeitos da polarização no país. A festa se tornou alvo de pressão política por todos os lados, segundo reportagens publicadas na imprensa internacional.

Textos publicados no jornal "The Washington Post" e na revista "The Economist", por exemplo, indicam que há um movimento da esquerda cobrando a exclusão de marchinhas politicamente incorretas de blocos do Rio de Janeiro e campanhas conservadoras de grupos religiosos cobrando menos exposição das mulheres e mais referências a religião.

"A transgressão sempre foi parte do objetivo [do carnaval], mas neste ano o bacanal do politicamente incorreto está provocando uma reação", diz a "Economist", que foca especialmente nas críticas ao conteúdo racista e homofóbico em marchinhas.

"Você já viu as imagens do carnaval brasileiro. Um mar de pessoas nas ruas, mulheres cobertas em óleo dançando samba à velocidade da luz e grupos de trompetes, trombones e tambores tocando músicas. Mas neste ano a tradição anual de indulgência lasciva está mostrando sinais de mudança", diz o "Washington Post".

O jornal trata do confronto entre a "cada vez mais poderosa igreja evangélica" e movimentos progressistas. "Os dois estão pressionando o carnaval para adaptá-lo a suas prioridades opostas", diz.

Segundo a publicação americana, uma das principais referências da disputa política em torno do carnaval é o fato de que a dançarina globeleza apareceu vestida na vinheta da TV Globo, rompendo com a tradição do canal.

Mídia estrangeira vê pressão política de esquerda e direita sobre carnaval

Mídia estrangeira vê pressão política de esquerda e direita sobre carnaval

O carnaval é um dos mais fortes clichês da imagem internacional do Brasil, e é natural que qualquer debate em torno de um símbolo tão forte do país acabe tendo destaque no resto do mundo.

É interessante perceber que a discussão sobre política em torno do carnaval ganha espaço depois de dois anos em que a festa tradicional foi ofuscada pela crise no Brasil. Tanto em 2015 quanto em 2016, um dos principais focos da mídia estrangeira ao tratar do carnaval era apontar que a folia seria encolhida por conta dos problemas econômicos do país, ou de que o Brasil iria dançar "à beira do abismo", como disse a "Economist" no ano passado ou até que a festa seria cancelada, como relatou o "Financial Times".

Neste ano os primeiros relatos da imprensa de economia mostravam o contrário, que o país começa a se recuperar e que o carnaval deve ajudar as finanças nacionais. Uma vez que a festa deixa de ser ofuscada pela crise, é curioso que a imprensa de outros países busquem outros temas para tratar, encontrando a disputa política, também muito associada ao atual momento polarizado do país. É interessante ainda que, por meio do carnaval e de imagens tão cheias de estereótipos seja possível apresentar a muitos leitores do resto do mundo um traço importante da atual realidade política do país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo