Topo

Blog do Brasilianismo

Impopular, Temer diz ao 'Financial Times' que Brasil vai sair da recessão

Daniel Buarque

02/02/2017 19h45

Ao 'Financial Times', o 'impopular' Temer diz que recessão está acabando

Ao 'Financial Times', o 'impopular' Temer diz que recessão está acabando

Depois de eleger a ex-presidente Dilma Rousseff como uma das "mulheres do ano", em dezembro, o jornal de economia "Financial Times" publica uma entrevista com o presidente Michel Temer, apontado como responsável por reformas que "impulsionam o câmbio e a Bolsa", apesar da sua impopularidade.

"Desde que o governo centrista de Temer chegou ao poder após o impeachment da ex-presidente de esquerda Dilma Rousseff, por manipular as finanças públicas, ele passou uma lei limitando futuros aumentos nos gastos públicos a zero em termos reais; começou uma difícil reforma da previdência, e está planejando passar mais três reformas na educação, nas leis trabalhistas e nas leis tributárias antes das próximas eleições em 2018", diz o jornal.

Segundo o "FT", as mudanças propostas pelo presidente, as medidas de austeridade e as denúncias de corrupção fazem com que sua popularidade esteja muito baixa, mas as medidas já ajudaram a fortalecer a moeda brasileira e a valorizar ações na Bolsa em São Paulo.

Temer se defendeu alegando que suas propostas vão deixar um legado positivo para a economia, mesmo que agora ele seja mal avaliado.

"Estamos saindo da recessão", disse o presidente na entrevista.

Questionado sobre o risco de uma disputa comercial dos Estados Unidos sob Donald Trump e o México, Temer alegou que seria um processo ruim para a região como um todo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo