Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Folha': Em carta, deputados dos EUA criticam Moro e defendem Lula

Daniel Buarque

23/01/2017 14h34

Deu na 'Folha': Em carta, deputados dos EUA criticam Moro e defendem Lula

Deu na 'Folha': Em carta, deputados dos EUA criticam Moro e defendem Lula

Reportagem publicada pela "Folha de S. Paulo" na última semana revela que um grupo de 12 deputados do Partido Democrata dos Estados Unidos publicou uma carta pública em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto também acusa o juiz Sergio Moro de persegui-lo por meio de decisões "arbitrárias".

Endereçada ao embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, a carta afirma que o ex-presidente Lula está sendo "perseguido".

"Estamos especialmente preocupados com a perseguição do ex-presidente Lula da Silva, que viola as normas de tratados internacionais que garantem o direito da defesa para todos os indivíduos."

"Exortamos as autoridades federais do Brasil a fazer todo o possível para proteger os direitos dos manifestantes, líderes de movimentos sociais e líderes da oposição, como o ex-presidente Lula."

Na carta do grupo liderado pelo deputado democrata John Conyers, os legisladores afirmam que Lula tem sido alvo de uma "campanha de calúnias e acusações não comprovadas de corrupção pelos grandes veículos privados de mídia alinhados com as elites do país".

Em julho, um grupo de deputados havia publicado uma carta contra o processo de impeachment, assinada por 39 deputados democratas e 20 organizações.

A carta mais recente foi divulgada dias depois de uma outra manifestação internacional a favor de Lula, publicada pelo jornal britânico "The Guardian". Nesta, um grupo de mais de 20 políticos, intelectuais e ativistas britânicos declararam solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criticaram o que chamam de "julgamento midiático" do líder do PT.

Em abril do ano passado, um grupo de 19 pensadores e artistas escreveu no jornal que o processo para retirar Dilma da Presidência não era democrático. Em maio, um grupo de 20 parlamentares britânicos condenou o impeachment em uma outra carta no jornal.

O espaço serviu também para que o governo de Michel Temer respondesse às acusações de golpismo. Um dia após as críticas, o embaixador brasileiro em Londres, Eduardo dos Santos, publicou uma carta no mesmo jornal reagindo à acusação de parlamentares britânicos. Segundo o embaixador, a democracia brasileira "está viva e bem".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo