Topo

Blog do Brasilianismo

Transparência Internacional cobra investigação sobre a morte de Teori

Daniel Buarque

20/01/2017 13h02

Transparência Internacional cobra investigação sobre morte de Teori

Transparência Internacional cobra investigação sobre morte de Teori

A organização global de luta contra a corrupção Transparência Internacional publicou um comunicado defendendo que o Brasil continue com a investigação da Lava Jato e indique um novo ministro do STF comprometido com ela após a morte de Teori Zavascki em um acidente aéreo. A organização também pede que as circunstâncias do acidente sejam investigadas.

"O governo não pode deixar que esta tragédia interrompa o importante trabalho que o ministro Zavascki estava fazendo", diz o comunicado, se referindo à Lava Jato como "o maior escândalo de corrupção envolvendo políticos brasileiros experientes e poderosos interesses econômicos".

"É uma terrível tragédia e uma grande perda de um homem corajoso", declarou José Ugaz, diretor da Transparência Internacional, no comunicado. "Deve ser feita a indicação rápida de um novo ministro do Supremo competente e comprometido", complementa.

Segundo o texto, por conta da "sensibilidade" dos casos em que Teori estava trabalhando, "é preciso ter uma investigação completa da queda do avião para confirmar que foi um acidente".

A Transparência Internacional vem acompanhando as investigações sobre corrupção no Brasil e premiou a Lava Jato em dezembro com o Prêmio Anti-Corrupção de 2016.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo