Topo

Blog do Brasilianismo

Documentos secretos são liberados e revelam o Brasil visto pela CIA

Daniel Buarque

19/01/2017 20h00

Documentos sigilosos mostram como o Brasil era visto pela CIA

Documentos sigilosos mostram como o Brasil era visto pela CIA

Documentos recém-liberados pela agência de inteligência dos Estados Unidos mostram a visão do Brasil pelos olhos da CIA entre os anos 1940 e 1990.

Segundo reportagens da "Folha de S.Paulo", da BBC Brasil e da revista "Carta Capital", a CIA liberou nos últimos meses milhões de documentos antes mantidos em segredo. São telegramas, recomendações sobre política externa, análises semanais e anuais sobre o país e artigos de jornal que citam o Brasil –entre muitos outros temas. No total, 11,1 mil documentos mencionam o Brasil.

Análises publicadas pela "Folha" e pela "Carta Capital" focam na atenção dada pela CIA à ascensão do PT no país.

"Em julho de 1986, a CIA produziu um relatório secreto no qual tratou, em seis páginas, dos esforços do PT para deixar de ser um mero 'partido de operários' para formar uma base de militância maior e conquistar eleitores mais jovens, além de ampliar contatos no exterior", diz a "Folha".

"O capítulo Os problemas das lideranças trabalhistas, o documento destaca: 'Acreditamos que a ascensão de Lula no final dos anos 70, usando o apoio de 300 mil metalúrgicos, foi o mais importante desenvolvimento do trabalhismo desde o golpe militar. O 'fenômeno Lula' revela que o trabalhismo não é tão dócil quanto os observadores acreditavam e que, com a liderança renovada, o movimento teria potencial como uma força política"', diz a "Carta Capital".

A BBC Brasil enfocou outro tema: o interesse dos EUA em defender o Nordeste do Brasil de um possível ataque soviético.

"Segundo a CIA, o Nordeste era tão importante para a segurança dos EUA quanto o Canadá e o Canal do Panamá, a conexão marítima entre o Atlântico e o Pacífico. A agência cita o general francês Lionel Max-Chassin, para quem uma hipotética ofensiva soviética contra os EUA incluiria ataques a partir do Ártico e da 'faixa costeira entre Natal e a Bahia"', diz a reportagem.

Os documentos antes sigilosos formam um amplo acervo para pesquisas e estudos sobre relações internacionais e a imagem do Brasil aos olhos da inteligêcia dos EUA.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo