Topo

Blog do Brasilianismo

Mídia estrangeira: Onda de violência revela horror de presídios do Brasil

Daniel Buarque

18/01/2017 17h03

Onda de violência mostra que presídios brasileiros são um horror, diz mídia estrangeira

Onda de violência mostra que presídios brasileiros são um horror, diz mídia estrangeira

A onda de violência que se espalhou pelos presídios brasileiros e já deixou mais de cem mortos é uma clara evidência de que o sistema correcional brasileiro é um horror, segundo uma análise publicada na importante revista de relações internacionais "Foreign Affairs".

Em um longo texto o pesquisador da ONG de direitos humanos Human Rights Watch César Muñoz Acebes descreve a péssima situação do sistema prisional, que compara a prisões da Idade Média.

"Historiadores dos tempos medievais reconheceriam muito em uma prisão dos tempos modernos no Brasil. Detentos eram tradicionalmente mantidos em celas escuras, úmidas e sem ventilação. Doenças se espalhavam; prisioneiros tinham 30 vezes mais chances de ter tuberculose", diz.

Assim como a HRW já fez em textos divulgados nos últimos dias, o texto da revista de diplomacia defende que o país precisa reformar seu sistema prisional.

A HRW tem sido muito ativa em publicação de análises críticas à situação em que o Brasil mantém seus detentos. Após as últimas rebeliões, ela publicou um artigo defendendo que o Brasil deve retomar o controle do sistema prisional do país.

Segundo a HRW, as autoridades brasileiras abdicaram da responsabilidade de manter a ordem e a segurança nas prisões, e isso viola os direitos dos prisioneiros. "O Brasil precisa tomar das gangues o controle do seu sistema prisional e garantir a segurança de todos os detentos", diz.

O artigo publicado na "Foreign Affairs" é a análise mais recente em uma onda recente de reportagens publicadas em veículos de comunicação estrangeiros criticando o sistema de prisões do Brasil e tratando os presídios do país como lugar de "terror".

O massacre de mais de 50 pessoas dentro de um presídio de Manaus, a primeira da atual série de rebeliões, transformou a questão da violência nos presídios brasileiros no assunto relacionado ao Brasil mais citado no resto do mundo neste início de 2017.

Centenas de reportagens em veículos de todo o mundo denunciam a barbárie registrada em várias prisões –com grande destaque para decapitações– e reforçam no resto do planeta a péssima imagem das prisões e dos direitos humanos no país.

A situação dos presídios brasileiros é destaque frequente no resto do mundo há muitos anos, sempre revelando problemas no respeito aos direitos humanos.

"A punição ainda é vista pela sociedade brasileira como uma forma de vingança", explicava o site da rede Al Jazeera sobre a barbaridade dessas prisões em dezembro de 2014.

A crítica internacional e a imagem negativa associada às prisões brasileiras mancham a forma como o país é visto no resto do mundo e fazem com que questões de direitos humanos como estas deixem de ser apenas do interesse de grupos ligados à sua defesa. Garantir a integridade de prisioneiros do Estado é algo que é regularmente cobrado de países que querem ter relevância no cenário internacional.

O respeito aos direitos humanos é parte fundamental do funcionamento de um país realmente democrático. "A forma como uma sociedade cuida de sua população prisional é um bom índice dos seus valores e da sua civilidade. Uma inspeção cotidiana do sistema penal do Brasil revela uma cultura que beira o sadismo", dizia uma reportagem do jornal "Los Angeles Times" em 2014.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo