Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Folha': Relação de Obama com o Brasil foi definida por desencontros

Daniel Buarque

18/01/2017 13h10

Deu na 'Folha': Relação de Obama com o Brasil foi definida por desencontros

Deu na 'Folha': Relação de Obama com o Brasil foi definida por desencontros

Ben Rhodes, o principal assessor de política externa do presidente norte-americano, Barack Obama, lamentou que as relações entre os EUA e o Brasil durante o governo do democrata, que chega ao fim nesta semana, tenham sido definidas pelos desencontros.

Em um último contato com a imprensa antes de a Presidência dos EUA ser passada a Donald Trump, Rhodes falou com a "Folha de S.Paulo" sobre a relação diplomática entre os países e a crise gerada em 2013,  pela revelação de que os EUA espionavam a ex-presidente Dilma Rousseff.

"Nunca conseguimos ter o timing certo com o Brasil. Há tantos benefícios naturais em termos cooperação. Quando chegamos [à Casa Branca], nós realmente queríamos dar prioridade a isso. Uma das primeiras conversas que o presidente Obama teve foi com Lula. É uma relação de potencial não realizado em termos do que podemos fazer em comércio e economia, e também na região."

Segundo ele, as relações com o Brasil, porém, foram as que mais sofreram.

"Começamos a construir uma ampla base de iniciativas para cooperar em áreas como energia e os desafios do desenvolvimento em outros países. Fizemos progresso até que vieram as revelações. Não há outro país no mundo com que nossas relações sofreram mais por causa dessas revelações. Não há dúvida."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo